Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34986
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlcântara, Caio Mário Guimarãespt_PT
dc.contributor.authorLoureiro, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.authorLinhares, Ronaldo Nunespt_PT
dc.date.accessioned2022-10-25T14:39:23Z-
dc.date.available2022-10-25T14:39:23Z-
dc.date.issued2021-11-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34986-
dc.description.abstractApresenta-se uma revisão sistemática da literatura sobre a Avaliação como Aprendizagem (AcA), modelo no qual o aluno torna-se o centro da avaliação do próprio percurso de aprendizagem. A revisão considera os procedimentos de Cardoso, Alarcão e Celorico (2010) e Faria (2016). Foi estabelecido um protocolo para seleção de um corpus de 11 artigos. A pesquisa teve dois objetivos: mapear a produção acadêmica sobre a AcA, considerando período de surgimento do conceito, estudos publicados até o presente, autores de referência e revistas em que os artigos foram publicados; e analisar a conceptualização da AcA dos autores de referência. Infere-se que AcA é um conceito recente e que os estudos relacionados têm sido publicados sobretudo na última década, centrados no ensino básico.pt_PT
dc.description.abstractSe presenta una revisión sistemática de la literatura sobre la Evaluación como Aprendizaje (EcA), modelo en el que el alumno se convierte en el centro de la evaluación del propio recorrido de aprendizaje. La revisión considera los procedimientos de Cardoso, Alarcão y Celorico (2010) y Faria (2016). Se estableció un protocolo para seleccionar un corpus de 11 artículos. La investigación tuvo dos objetivos: mapear la producción académica sobre EcA, considerando el periodo de aparición del concepto, estudios publicados hasta el presente, autores de referencia y revistas en las que los artículos han sido publicados; y analizar la conceptualización de EcA de los autores de referencia. Se infiere que EcA es un concepto reciente y que los estudios relacionados han sido publicados sobre todo en la última década, centrados en la educación básica.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents a systematic literature review about Assessment as Learning (AaL), a process where the student becomes the center of their own path of learning. The review appraises the research conducted by Cardoso, Alarcão, and Celorico (2010) and Faria (2016). A protocol was established to select a body of 11 articles. The review had two objectives: to map the academic production on AaL, considering the period the concept was introduced and the studies published to date; map the reference authors and the journals in which the articles are published; and to analyze the conceptualization of the AaL of the reference authors. It is inferred that AaL is a recent concept and that related studies have been published mainly in the last decade, focusing on basic education.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFundação Carlos Chagaspt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação do alunopt_PT
dc.subjectRevisão de literaturapt_PT
dc.subjectConceitopt_PT
dc.titleAvaliação como aprendizagem: conceptualização e mapeamento de estudospt_PT
dc.title.alternativeEvaluación como aprendizaje: conceptualización y mapeo de estudiopt_PT
dc.title.alternativeAssessment as learning: conceptualization and mapping studypt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.titleEstudos em Avaliação Educacionalpt_PT
degois.publication.volume32pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/7560pt_PT
dc.identifier.doi10.18222/eae.v32.7560pt_PT
dc.identifier.articlenumbere07560pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7560-Texto do Artigo-45467-1-10-20211126.pdf738.38 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.