Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndrade, Luiz Rafael dos Santospt_PT
dc.contributor.authorLinhares, Ronaldo Nunespt_PT
dc.contributor.authorCosta, António Pedropt_PT
dc.date.accessioned2022-10-06T13:56:58Z-
dc.date.available2022-10-06T13:56:58Z-
dc.date.issued2021-09-01-
dc.identifier.issn2178-2679pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34883-
dc.description.abstractOs designados Qualitative Data Analysis Software (QDAS) são ferramentas que auxiliam o pesquisador no tratamento, organização, análise e representação de dados, entre outros, com a finalidade de apoiar análises de pesquisas ou projetos científicos nos mais diversos campos de conhecimento. Este artigo apresenta, através de uma revisão integrativa, reflexões sobre as estratégias para disponibilidade de representações visuais em trabalhos acadêmicos que usaram QDAS. Como procedimento metodológico os dados levantados entre anos de 2018 e 2019, de estudos sobre Educação apoiados por QDAS, publicados em periódicos brasileiro, com critérios de qualidade A1, foram coletados com base na Revisão Integrativa, o que nos permitiu aprofundar reflexões dos pesquisadores/usuários de QDAS sobre a relação entre categorização/organização, análise de dados e apresentação de dados junto à representação visual de dados. Assim, pretendeu-se contribuir ao tema reflexões sobre as estratégias para concepção de representações visuais quando aplicadas aos QDAS durante as etapas de uma pesquisa. Do apontado constatou-se que, em se tratando do uso de QDAS como apoio à visualização e análise de dados qualitativos é preciso, inicialmente, considerar que a revisão integrativa nos proporcionou analisar que de um universo de 2.598 artigos, 70 se encaixavam e atendiam aos nossos critérios de seleção, no qual foi possível constatar que as representações visuais possuem a possibilidade de contribuir em etapas de uma pesquisa científica e, além disso, disponibilizam mais de uma estratégias para seu uso.pt_PT
dc.description.abstractThe so-called Qualitative Data Analysis Software (QDAS) are tools that assist the researcher in the treatment, organization, analysis, and representation of data, among others, with the purpose of supporting research analysis or scientific projects in the most diverse fields of knowledge. This article presents, through an integrative review, reflections on the strategies for the availability of visual representations in academic works that used QDAS. As a methodological procedure, the data collected between the years 2018 and 2019, from studies on Education supported by QDAS, published in Brazilian journals, with A1 quality criteria, were collected based on the Integrative Review, which allowed us to deepen the reflections of the researchers/users. of QDAS on the relationship between categorization/organization, data analysis, and data presentation together with the visual representation of data. Thus, it was intended to contribute to the theme reflections on strategies for the design of visual representations when applied to QDAS during the stages of research. From what was pointed out it was found that, when it comes to the use of QDAS as support for the visualization and analysis of qualitative data, it is necessary, initially, to consider that the integrative review allowed us to analyze that out of a universe of 2,598 articles, 70 fits and met our selection criteria, in which it was possible to verify that visual representations have the possibility to contribute in stages of scientific research and, in addition, they provide more than one strategy for their use.pt_PT
dc.description.abstractLos llamados Software de Análisis Cualitativo de Datos (QDAS) son herramientas que asisten al investigador en el tratamiento, organización, análisis y representación de datos, entre otros, con la finalidad de apoyar el análisis de investigación o proyectos científicos en los más diversos campos del conocimiento. Este artículo presenta, a través de una revisión integradora, reflexiones sobre las estrategias para la disponibilidad de representaciones visuales en trabajos académicos que utilizaron QDAS. Como procedimiento metodológico, los datos recolectados entre 2018 y 2019, de estudios en Educación apoyados por QDAS, publicados en revistas brasileñas, con criterios de calidad A1, fueron recolectados con base en la Revisión Integrativa, lo que permitió profundizar las reflexiones de los investigadores/usuarios. de QDAS sobre la relación entre categorización/organización, análisis de datos y presentación de datos con la representación visual de datos. Así, se pretendía contribuir a las reflexiones temáticas sobre estrategias para el diseño de representaciones visuales cuando se aplica a QDAS durante las etapas de una investigación. De lo señalado se encontró que, cuando se trata del uso de QDAS como soporte para la visualización y análisis de datos cualitativos, es necesario, inicialmente, considerar que la revisión integradora nos permitió analizar eso a partir de un universo. de 2.598 artículos, 70 encajan y cumplieron con nuestro criterio de selección, en el cual se pudo constatar que las representaciones visuales tienen la posibilidad de aportar en etapas de investigación científica y, además, brindan más de una estrategia para su uso.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherPPGEd - Uesbpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectVisualização de dadospt_PT
dc.subjectAnálise qualitativapt_PT
dc.subjectRevisão integrativapt_PT
dc.titleEstratégias para o uso de representações visuais na análise de dados qualitativos em QDASpt_PT
dc.title.alternativeStrategies for the use of visual representations in the analysis of qualitative data in QDASpt_PT
dc.title.alternativeEstrategias para el uso de representaciones visuales en el análisis de datos cualitativos en QDASpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage255pt_PT
degois.publication.issue48pt_PT
degois.publication.lastPage276pt_PT
degois.publication.titlePráxis Educacionalpt_PT
degois.publication.volume17pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8807pt_PT
dc.identifier.doi10.22481/praxisedu.v17i48.8807pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8807-Texto do artigo-22720-3-10-20211027.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.