Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34849
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPestana, Maria do Rosáriopt_PT
dc.date.accessioned2022-09-30T09:27:13Z-
dc.date.available2022-09-30T09:27:13Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbn978-2-85355-095-6pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34849-
dc.description.abstractO fado é uma prática musical e poética urbana difundida à escala planetária pelos media e circuitos transnacionais de produção musical como Música Popular Portuguesa. A centralidade que conquistou tanto no quotidiano musical em Portugal, como nos discursos sobre identidade e memória, justifica as diferentes abordagens académicas que tem despertado nas últimas décadas . O meu contributo para essa discussão perspetiva o fado no contexto da emigração portuguesa em França e na Suíça , no século XXI, a partir do caso de três fadistas: Cindy Peixoto, Júlia Silva e Mariana Correia. Como procurarei documentar, historicamente o fado foi sede de conflito e de consenso, sempre que a temática da portugalidade na música foi abordada. Esta ambivalência – potenciar argumentos relativos ao seu potencial de ordem e desordem, pertença e exclusão, oposição e coesão - está no centro da análise que este texto explora. A questão de que parto prende-se com o conhecimento do alcance dessa ambivalência em dois processos distintos: o primeiro, no quadro de um exercício hierárquico, totalitário e moralizador de construção da identidade portuguesa, assumido por elites culturais no início do século XX; o segundo, no plano da interlocução com as comunidades residentes, protagonizado por mulheres emigrantes portuguesas e luso-descendentes, no século XXI. Ao contrapor estas narrativas pretendo compreender o papel do fado, e da música em geral, na definição de hierarquias de sentido estruturantes do indivíduo e de imaginários colectivos, tais como a identidade e a memória, esta última enquanto discurso sobre o passado.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherÉditions Hispaniquespt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectMúsica e migraçãopt_PT
dc.subjectIndústrias da música em Portugalpt_PT
dc.subjectFadopt_PT
dc.titleMulheres portuguesas migrantes e o fado: um estudo sobre discursos e práticas de identidade e memóriapt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage311pt_PT
degois.publication.lastPage322pt_PT
degois.publication.locationParispt_PT
degois.publication.titleExiliance au féminin dans le monde lusophone (XXe-XXIe siècles)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://editions-hispaniques.com/litterature-lusophone/148-exiliance-au-femin-dans-le-monde-lusophone-xxe-xxie-siecles-9782853550956.htmlpt_PT
Appears in Collections:INETmd - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto_FINAL_ExiliênciaRosário Abrilrevqpc(1).docx41.29 kBMicrosoft Word XMLView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.