Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/34849
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pestana, Maria do Rosário | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2022-09-30T09:27:13Z | - |
dc.date.available | 2022-09-30T09:27:13Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.isbn | 978-2-85355-095-6 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/34849 | - |
dc.description.abstract | O fado é uma prática musical e poética urbana difundida à escala planetária pelos media e circuitos transnacionais de produção musical como Música Popular Portuguesa. A centralidade que conquistou tanto no quotidiano musical em Portugal, como nos discursos sobre identidade e memória, justifica as diferentes abordagens académicas que tem despertado nas últimas décadas . O meu contributo para essa discussão perspetiva o fado no contexto da emigração portuguesa em França e na Suíça , no século XXI, a partir do caso de três fadistas: Cindy Peixoto, Júlia Silva e Mariana Correia. Como procurarei documentar, historicamente o fado foi sede de conflito e de consenso, sempre que a temática da portugalidade na música foi abordada. Esta ambivalência – potenciar argumentos relativos ao seu potencial de ordem e desordem, pertença e exclusão, oposição e coesão - está no centro da análise que este texto explora. A questão de que parto prende-se com o conhecimento do alcance dessa ambivalência em dois processos distintos: o primeiro, no quadro de um exercício hierárquico, totalitário e moralizador de construção da identidade portuguesa, assumido por elites culturais no início do século XX; o segundo, no plano da interlocução com as comunidades residentes, protagonizado por mulheres emigrantes portuguesas e luso-descendentes, no século XXI. Ao contrapor estas narrativas pretendo compreender o papel do fado, e da música em geral, na definição de hierarquias de sentido estruturantes do indivíduo e de imaginários colectivos, tais como a identidade e a memória, esta última enquanto discurso sobre o passado. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Éditions Hispaniques | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Música e migração | pt_PT |
dc.subject | Indústrias da música em Portugal | pt_PT |
dc.subject | Fado | pt_PT |
dc.title | Mulheres portuguesas migrantes e o fado: um estudo sobre discursos e práticas de identidade e memória | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 311 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 322 | pt_PT |
degois.publication.location | Paris | pt_PT |
degois.publication.title | Exiliance au féminin dans le monde lusophone (XXe-XXIe siècles) | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://editions-hispaniques.com/litterature-lusophone/148-exiliance-au-femin-dans-le-monde-lusophone-xxe-xxie-siecles-9782853550956.html | pt_PT |
Appears in Collections: | INETmd - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Texto_FINAL_ExiliênciaRosário Abrilrevqpc(1).docx | 41.29 kB | Microsoft Word XML | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.