Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/34829
Title: | Modera, observa, escuta e foca-te na conversa de grupo: uma reflexão crítica |
Author: | Silva, Patrícia Christine Fortunato, Marta |
Keywords: | Focus group Revisão da literatura Análise de conteúdo Reflexão crítica |
Issue Date: | Mar-2021 |
Publisher: | UA Editora |
Abstract: | A técnica focus group consiste numa abordagem metodológica de natureza qualitativa, cuja recolha de dados se processa através de uma conversa com um grupo de participantes sobre um determinado tema. Esta obedece a um conjunto de procedimentos técnicos associados. Com este trabalho, temos o objetivo de caracterizar alguns desses aspetos aquando da implementação desta técnica em estudos da área da educação. Para atingir tal propósito, procedemos a uma revisão da literatura de 12 artigos empíricos. Da análise efetuada, constatamos um notório desfasamento entre o que o que é proferido na literatura e o veiculado nas investigações. Verificamos que subsiste a inexistência de aspetos relacionados com: i) processos de preparação e implementação da moderação; ii) local onde decorreu a sessão; iii) guião da moderação; iv) indicação e função do moderador e do observador. Esta subvalorização pode comprometer a qualidade dos dados recolhidos. Não obstante, cientes de que a ausência da descrição dos momentos específicos, bem como de aspetos inerentes a esses nos artigos, não implica a sua adoção na investigação. Do exposto resulta, evidentemente, a necessidade de incluir os aspetos supramencionados em artigos científicos. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/34829 |
ISBN: | 978-972-789-677-6 |
Publisher Version: | http://hdl.handle.net/10773/30772 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Foca-te.pdf | 886 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.