Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/34827
Title: | Uma visão prática da análise temática: exemplos na investigação em multimédia em educação |
Author: | Reses, Gabriela Mendes, Inês |
Keywords: | Análise qualitativa Análise temática Multimédia em educação |
Issue Date: | Mar-2021 |
Publisher: | UA Editora |
Abstract: | A escolha do método de análise de dados numa investigação deve ser feita em função da natureza do problema a estudar e dos pressupostos teóricos da pesquisa. A Análise Temática é um método amplamente utilizado para identificar, analisar, interpretar e relatar padrões, isto é, temas, dentro de dados. O objetivo deste trabalho é apresentar a Análise Temática, focando na sua aplicação e recorrendo a exemplos de pesquisas em Multimédia em Educação. Para isso, inicialmente a Análise Temática é conceptualizada e são apresentadas algumas questões importantes a serem consideradas antes da sua realização. Em seguida, são descritas as seis fases do método, a partir da abordagem das investigadoras Virginia Braun e Victoria Clarke, indicando um possível caminho de como conduzir a análise na prática. Por fim, o processo é ilustrado através de exemplos do uso do método em investigações no contexto da Multimédia em Educação. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/34827 |
ISBN: | 978-972-789-678-3 |
Publisher Version: | https://ria.ua.pt/handle/10773/30773 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
15_29_ria.pdf | 259.06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.