Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34801
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Faustopt_PT
dc.contributor.advisorLopes, Álvaro Teixeirapt_PT
dc.contributor.authorDuarte, Luís Filipe da Silva Freitaspt_PT
dc.date.accessioned2022-09-27T15:29:20Z-
dc.date.available2022-09-27T15:29:20Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34801-
dc.description.abstractA presente dissertação aborda a linha de pensamento e acção de Fernando Lopes-Graça relativamente a pedagogia e educação, estabelecendo relação entre a sua obra literária e a musical. Compreende o resultado de um trabalho de investigação efectuado durante o ano lectivo de 2020/2021 que tem como alicerce a análise pedagógica do Álbum do Jovem Pianista, identificando e realçando as suas características e mais-valias sob os pontos de vista artístico e pedagógico (pianístico). Tem-se em consideração a natureza do Álbum, o fim a que se destina, a polivalência dos elementos que o constituem e as características da estratégia pedagógica subjacente. Os principais traços estéticos da obra do compositor são igualmente abordados, traçando-se uma perspectiva geral da evolução da linguagem do compositor. O documento contempla, ainda, o relatório final da Prática de Ensino Supervisionada realizada no Curso de Música Silva Monteiro, no Porto, durante o lectivo de 2013/2014, consistindo na descrição, revisão e avaliação das iniciativas e metodologias abordadas e aplicadas no contexto de estágio.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation examines the thought and action of Fernando Lopes-Graça concerning pedagogics and education. It establishes the relationship between his literary and musical output. The dissertation comprehends the research based on his Álbum do Jovem Pianista conducted in the 2020/2021 schoolyear. This work strives to identify and highlight the educational features of the Álbum while revealing its artistic uniqueness. It discusses the nature and aim of the Álbum by examining the versatility of its elements and the underlying pedagogic strategy. The dissertation addresses the main traits of the works by Lopes-Graça and the transformation of his musical style. This document includes the final report of the Supervised Teaching Practices module carried out in Curso de Música Silva Monteiro (Porto) in the 2013/2014 schoolyear. It consists of the description, analysis, and evaluation of the methods and measures undertaken during the module on Professional Practice.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectPianopt_PT
dc.subjectLopes-Graçapt_PT
dc.subjectÁlbum do Jovem Pianistapt_PT
dc.titlePedagogia em Fernando Lopes-Graça: questões estéticas e contextuais no Álbum do Jovem Pianistapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Ensino de Músicapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Luis_Duarte.pdf8.32 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.