Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34636
Title: Robots ao serviço da interdisciplinaridade nos ciclos iniciais da escolaridade
Author: Cabrita, Isabel
Keywords: Programação tangível
STEM
Interdisciplinaridade
Inclusão
Projeto TangIn
Issue Date: Dec-2021
Publisher: UA Editora
Abstract: A utilização de robots suscita um grande interesse por parte dos alunos. Para além do fator motivacional, a sua programação promove o desenvolvimento do pensamento computacional, indissociável da resolução de problemas. Se as atividades de programação forem enquadradas por tarefas ricas e desafiadoras, o mais abertas e complexas possível, desenvolvem a capacidade de formular e testar conjeturas, de encontrar padrões, de generalizar, … Se forem enquadradas por tarefas que evidenciem e estabeleçam conexões entre diversas áreas curriculares, ainda permitem a interdisciplinaridade, a construção de uma visão holística de fenómenos e o desenvolvimento de competências que vão muito para além do somatório das que se podem afetar a cada uma dessas áreas. Se desenvolvidas em grupos e o mais heterogéneos possível, ainda desenvolvem a comunicação, a capacidade de trabalhar em grupo, a inclusão! As atividades de programação, envolvendo objetos físicos, ainda estão ao alcance dos mais novos. Assim, pode-se trabalhar para o sucesso educativo, desde a mais tenra idade! Este foi o mote e as conclusões a que se chegou no âmbito do projeto internacional TangIn. Tirando partido de robots como o Mi-GO, no workshop em causa, propusemo-nos a explorar algumas das tarefas desenvolvidas no âmbito do referido Projeto que articulam diversas disciplinas curriculares. E desenhar outras que vão ao encontro do interesse e necessidades dos participantes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34636
DOI: 10.48528/vt67-1729
ISBN: 978-972-789-722-3
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro_Encontro2021_final_submetida.pdf30.44 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.