Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/34636
Title: | Robots ao serviço da interdisciplinaridade nos ciclos iniciais da escolaridade |
Author: | Cabrita, Isabel |
Keywords: | Programação tangível STEM Interdisciplinaridade Inclusão Projeto TangIn |
Issue Date: | Dec-2021 |
Publisher: | UA Editora |
Abstract: | A utilização de robots suscita um grande interesse por parte dos alunos. Para além do fator motivacional, a sua programação promove o desenvolvimento do pensamento computacional, indissociável da resolução de problemas. Se as atividades de programação forem enquadradas por tarefas ricas e desafiadoras, o mais abertas e complexas possível, desenvolvem a capacidade de formular e testar conjeturas, de encontrar padrões, de generalizar, … Se forem enquadradas por tarefas que evidenciem e estabeleçam conexões entre diversas áreas curriculares, ainda permitem a interdisciplinaridade, a construção de uma visão holística de fenómenos e o desenvolvimento de competências que vão muito para além do somatório das que se podem afetar a cada uma dessas áreas. Se desenvolvidas em grupos e o mais heterogéneos possível, ainda desenvolvem a comunicação, a capacidade de trabalhar em grupo, a inclusão! As atividades de programação, envolvendo objetos físicos, ainda estão ao alcance dos mais novos. Assim, pode-se trabalhar para o sucesso educativo, desde a mais tenra idade! Este foi o mote e as conclusões a que se chegou no âmbito do projeto internacional TangIn. Tirando partido de robots como o Mi-GO, no workshop em causa, propusemo-nos a explorar algumas das tarefas desenvolvidas no âmbito do referido Projeto que articulam diversas disciplinas curriculares. E desenhar outras que vão ao encontro do interesse e necessidades dos participantes. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/34636 |
DOI: | 10.48528/vt67-1729 |
ISBN: | 978-972-789-722-3 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Livro_Encontro2021_final_submetida.pdf | 30.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.