Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34606
Title: Sustentabilidade da investigação em educação: da concepção à implementação de um referencial
Other Titles: Sustainability of research in education: from conception to implementation of a framework
Sustentabilidad de la investigación en educación: de la concepción a la implementación de un referente
Author: Guerra, Cecília
Keywords: Sustentabilidade da investigação
Inovações educativas
Investigação & desenvolvimento
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Abstract: Este artigo pretende apresentar um recorte do processo metodológico referente ao desenvolvimento de um referencial para a promoção da sustentabilidade de investigação em educação. Este produto decorre de um estudo de investigação e desenvolvimento (I&D), envolvendo a colaboração com diversos agentes-chave do ensino superior português (investigadores e docentes universitários) no desenho, implementação e avaliação da qualidade de estratégias e instrumentos promotoras da sustentabilidade de inovações educativas resultantes da investigação. Os dados foram recolhidos através da aplicação de questionários, realização de entrevistas e observação participante da investigadora do projeto. A análise de conteúdo dos documentos produzidos pelos participantes (ex. artigos científicos produzidos) e a análise dos registos de observação do trabalho desenvolvido na rede (observação participante da investigadora do estudo) é um processo contínuo, com ciclos de reflexão-ação para ajudar a identificar as potencialidades, constrangimentos e definir melhorias para produzir a segunda versão do referencial. Pretende-se, por fim, informar (e direcionar) a sustentabilidade de inovações educativas desenvolvidas a partir de investigação educacional financiada.
This article aims to present part of the methodological process related to the development of a benchmark for the promotion of sustainability of research in education. This product derives from a research and development (R&D) study, involving collaboration with several key agents of Portuguese higher education (researchers and university lecturers) in the design, implementation and quality assessment of strategies and instruments promoting the sustainability of educational innovations resulting from research. Data were collected through the application of questionnaires, interviews and participant observation by the project researcher. The content analysis of the documents produced by the participants (e.g. scientific articles produced) and the analysis of the observation records of the work developed in the network (participant observation by the study researcher) is an ongoing process, with cycles of reflection-action to help identify potentials, constraints and define improvements to produce the second version of the referential. It is intended, finally, to inform (and direct) the sustainability of educational innovations developed from funded educational research.
Este artículo pretende presentar parte del proceso metodológico relacionado con el desarrollo de un punto de referencia para la promoción de la sostenibilidad de la investigación en educación. Este producto es el resultado de un estudio de investigación y desarrollo (I+D), que implica la colaboración con varios agentes clave de la educación superior portuguesa (investigadores y profesores universitarios) en el diseño, la aplicación y la evaluación de la calidad de las estrategias e instrumentos que promueven la sostenibilidad de las innovaciones educativas resultantes de la investigación. Los datos se recogieron mediante cuestionarios, entrevistas y observación participante por parte del investigador del proyecto. El análisis de contenido de los documentos producidos por los participantes (por ejemplo, los artículos científicos producidos) y el análisis de los registros de observación del trabajo desarrollado en la red (observación participante del investigador del estudio) es un proceso continuo, con ciclos de reflexiónacción que ayudan a identificar los potenciales, las limitaciones y a definir las mejoras para producir la segunda versión del benchmark. Se pretende, por último, informar (y dirigir) la sostenibilidad de las innovaciones educativas desarrolladas a partir de la investigación educativa financiada.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/34606
DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.8819
ISSN: 2178-2679
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

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