Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/34568
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Seabra, Dina Fernanda da Costa | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Paula | pt_PT |
dc.contributor.author | Barroso, Maria João da Silva | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2022-09-08T12:48:28Z | - |
dc.date.available | 2022-09-08T12:48:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/34568 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como principal objetivo o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem da Matemática, no âmbito da trigonometria lecionada no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. A inclusão de ferramentas digitais no ensino é essencial, uma vez que estas, quando corretamente implementadas, permitem captar a atenção e o interesse dos alunos, possibilitam que estes experimentem, investiguem, explorem relações e testem conjeturas, fomentem a sua autonomia e sentido crítico, respeitem o seu ritmo de aprendizagem e promovam conhecimento de longa duração. Neste contexto, foram desenvolvidos e implementados os seguintes recursos digitais: uma sequência didática de atividades dinâmicas, realizadas no software GeoGebra e compiladas no livro Descobrindo a Trigonometria com o GeoGebra; um conjunto de fichas de caráter formativo, com distintos níveis de complexidade, implementadas através da aplicação interativa MILAGE Aprender+; uma tarefa de resolução de problemas da vida real, utilizando as aplicações Angle Meter ou Angle Meter 360º. Os resultados obtidos com este conjunto de atividades foram francamente positivos, mostrando, uma vez mais, que é este o caminho a seguir. | pt_PT |
dc.description.abstract | The main goal of this piece of work is the development of active learning methodologies for Maths, in the context of trigonometry taught in 3rd cycle of basic education and in secondary education. The inclusion of digital tools in teaching is essential, since these, when properly implemented, allow capturing the attention and interest of students, allow them to experiment, investigate, explore relationships and test conjectures, foster their autonomy and critical thinking, respect their learning pace and promote long-term knowledge. In this context, the following digital resources were developed and implemented: a didactic sequence of dynamic activities carried out on the GeoGebra software and copied in the book “Descobrindo a Trigonometria com o GeoGebra"; a set of formative worksheets, with different levels of complexity, implemented through the interactive application MILAGE Aprender+; a real-life problem-solving task using the applications Angle Meter or Angle Meter 360º. The results obtained with this set of activities were quite positive, showing once again that this is the way to follow. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Trigonometria | pt_PT |
dc.subject | GeoGebra | pt_PT |
dc.subject | MILAGE Aprender+ | pt_PT |
dc.subject | Livro dinâmico | pt_PT |
dc.subject | Geometria dinâmica | pt_PT |
dc.subject | Metodologias ativas de aprendizagens | pt_PT |
dc.title | Estratégias dinâmicas de aprendizagem em matemática no domínio da trigonometria | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.description.master | Mestrado em Matemática para Professores | pt_PT |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DMat - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Maria_Barroso.pdf | 8.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.