Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34557
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dc.contributor.authorAlarcão, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorSá-Chaves, Idáliapt_PT
dc.contributor.authorRoldão, Maria do Céupt_PT
dc.date.accessioned2022-09-07T14:28:47Z-
dc.date.available2022-09-07T14:28:47Z-
dc.date.issued2021-10-
dc.identifier.issn1647-3582pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34557-
dc.description.abstractComo constructo dinâmico, o conceito de Supervisão tem-se reconfigurado nas últimas décadas. Tendo em conta as vivências pessoais e profissionais nos percursos de vida, apresentam-se três olhares reveladores de contributos individuais para a construção partilhada do conceito e da ação supervisivas. Isabel Alarcão conta, em jeito de narrativa autobiográfica, como nasceu em si o interesse pela temática e como sentiu necessidade de configurar o conceito. Explica os fatores que a levaram a alargar o campo da supervisão à formação continuada, ao desenvolvimento profissional e à supervisão institucional, para além da formação inicial. Através da sua narrativa, percebem-se os questionamentos que se foram levantando, os processos, dificuldades, avanços e paragens na teorização e no exercício das práticas supervisivas. Idália Sá-Chaves reconhece-se como investigadora, professora, pessoa, discípula de Isabel Alarcão e na sua narrativa, sequencial à anterior, apresenta os contributos das perspetivas de modelização da complexidade para a compreensão do pensar e do fazer supervisivos, ou seja, a possibilidade de aprofundar o olhar sobre a formação/supervisão na sua integralidade, multidimensionalidade e variabilidade contextual. Maria do Céu Roldão, inicialmente orientada par a formação inicial, alinhada com as perspetivas de Alarcão e Sá-Chaves, desenvolveu posteriormente a sua linha de reflexão e trabalho na supervisão enquanto instrumento de produção de conhecimento profissional, no contínuo do desenvolvimento profissional. A sua narrativa incide na ressignificação do conceito a partir da profissionalidade docente. As três narrativas, sequenciais e coerentes nos seus fundamentos e desígnios, vão acrescentando detalhes caracterizadores das singularidades das perspetivas individuais, fruto das vivências pessoais.pt_PT
dc.description.abstractAs a dynamic construct, the concept of Supervision has been reconfigured in recent decades. Taking into account the personal and professional experiences in the life trajectories, three views reveal individual contributions to the shared construction of the supervisory concept and related action. Isabel Alarcão tells, in an autobiographical-type narrative, how her interest in the theme emerged and how she felt the need to configure the concept. She explains the factors that influenced her to extend the field of supervision to continuing education, professional development and institutional supervision, in addition to initial teacher education. Through her narrative, we come to know the questions that have been raised, the processes, difficulties, advances and pauses in the development of theories and practices of supervision. Idália Sá-Chaves recognizes herself as a researcher, teacher, person, disciple of Isabel Alarcão and in her narrative, sequential to the previous one, presents the contributions of the perspectives of modeling the complexity for the understanding of supervisory thinking and acting as the possibility of deepening the view on education / supervision in its entirety, multidimensionality and contextual variability. Maria do Céu Roldão, initially oriented towards initial teacher education, in line with the perspectives of Alarcão and Sá-Chaves, subsequently developed her line of reflection and action in supervision as an instrument for the production of professional knowledge, in the continuum of professional development. Her narrative focuses on the reframing of the concept based on teaching professionality. The three narratives, sequential and coherent in their rational and designs, add details that characterize the singularities of individual perspectives as a result of personal experiences.pt_PT
dc.description.abstractEn tant que construction dynamique, le concept de supervision a été reconfiguré au cours des dernières décennies. En tenant compte les expériences personnelles et professionnelles dans les parcours de vie, trois perspectives révélatrices des contributions individuelles à la construction partagée du concept et de la pratique de supervision sont présentées. Isabel Alarcão raconte, sous forme de récit autobiographique, comment l’intérêt pour le thème est né en soi et comment elle a ressenti le besoin de configurer le concept. Elle explique les facteurs qui l’ont amenée à étendre le domaine de la supervision à la formation continue, au perfectionnement professionnel et à la supervision institutionnelle, en plus de la formation initiale. Par son récit, nous percevons les questions qui ont été soulevées, les processus, les difficultés, les progrès et les arrêts dans la théorisation et l’exercice des pratiques de surveillance. Idália Sá-Chaves se reconnaît comme chercheuse, enseignante, personne, disciple d’Isabel Alarcão et, dans son récit, séquentiel du précédent, présente les contributions des perspectives de modélisation de la complexité à la compréhension de la pensée et de la pratique de la supervision. Ce soit la possibilité d’approfondir le regard sur la formation/supervision dans son intégralité, sa multidimensionnalité et sa variabilité contextuelle. Maria do Céu Roldão, initialement orientée vers la formation initiale, alignée sur les perspectives d’Alarcão et de Sá-Chaves, a ensuite développé sa ligne de réflexion et de travail en supervision en tant qu’instrument de production de connaissances professionnelles dans le continuum du développement professionnel. Son récit met l’accent sur la demande d’un nouveau sens pour le concept dans le cadre de la profession d’enseignant. Les trois récits, séquentiels et cohérents dans leurs fondements et leurs conceptions, ajoutent des détails caractérisant les singularités des perspectives individuelles en fonction des expériences personnelles.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCIDTFF - Universidade de Aveiropt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissional e institucionalpt_PT
dc.subjectComplexidadept_PT
dc.subjectProfissionalidadept_PT
dc.titlePercursos de vida e supervisão -três olharespt_PT
dc.title.alternativeLife trajectories and supervision – three perspectivespt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage11pt_PT
degois.publication.issue4pt_PT
degois.publication.lastPage28pt_PT
degois.publication.titleIndagatio Didacticapt_PT
degois.publication.volume13pt_PT
dc.identifier.doi10.34624/id.v13i4.26263pt_PT
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