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dc.contributor.advisorVincze, Gabriela Tamarapt_PT
dc.contributor.authorPedrinho, Rúben Chavespt_PT
dc.date.accessioned2022-07-29T14:33:53Z-
dc.date.available2022-07-29T14:33:53Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34349-
dc.description.abstractNum mundo em que as alterações climáticas são uma preocupação diária a redução da emissão dos gases de efeito estufa torna-se obrigatória. Nesse sentido a indústria automóvel evolui no sentido de aumentar a eficiência energética dos veículos e uma das soluções encontradas foi a redução da sua massa. É nesta tentativa de redução de massa que as ligas de alumínio ganham importância, sendo cada vez mais aplicadas e, por conseguinte, mais investigadas de forma a conhecer o seu comportamento. Assim, surge o propósito deste trabalho, o estudo do retorno elástico das ligas de alumínio. O presente trabalho incide sobre duas ligas de alumínio, a AA6022-T4 e a AA6061-T6, que foram caraterizadas por meio de ensaios de tração para várias orientações de laminagem. Realizada a caraterização das ligas, seguiu-se a execução dos ensaios de flexão recorrendo a ferramentas em forma de V e U. Foram estes ensaios que permitiram o estudo do springback, onde foi possível concluir que quanto menor for o ângulo e maior o raio do punção maior será o valor do springback. Outra conclusão retirada foi que a liga AA6061-T6 apresenta maiores valores de springback do que a AA6022-T4, sendo que esta última é mais propensa á ocorrência de spring-go.pt_PT
dc.description.abstractIn a world where climate changes are a daily concern, reducing the emission of greenhouse gases becomes mandatory. In this regard, the automotive industry is evolving towards increasing energy efficiency of vehicles and one of the solutions found was the reduction of their mass. The aluminum alloys gain importance in the attempt of reducing mass, being increasingly applied and, therefore, more investigated in order to know their behavior. In this context, the purpose of this work arises, the study of the springback of aluminum alloys. The present work focuses on two aluminum alloys, AA6022-T4 and AA6061-T6, and they were characterized by tensile tests for various rolling directions. After the characterization of the alloys, the V-bending and U-bending tests were carried out. These tests allowed the study of springback, where it was possible to conclude that a small angle and a large puncture radius, result in a large springback value. Another conclusion drawn was that the AA6061-T6 alloy has higher springback values than the AA6022-T4, being the latter more prone to spring-go occurrence.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationPOCI-01-0145-FEDER-032362pt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/9471 - RIDTI/PTDC%2FEME-ESP%2F32362%2F2017/PTpt_PT
dc.relationUIDB/EMS/00481/2020pt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00481%2F2020/PTpt_PT
dc.relationCENTRO-01-0145-FEDER-022083pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIndústria automóvelpt_PT
dc.subjectLigas de alumíniopt_PT
dc.subjectAnisotropiapt_PT
dc.subjectEnsaio de traçãopt_PT
dc.subjectEnsaio de flexãopt_PT
dc.subjectSpringbackpt_PT
dc.subjectSpring-gopt_PT
dc.titleEstudo de retorno elástico em ligas de alumínio para indústria automóvelpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Engenharia Mecânicapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado

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