Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34332
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFortunato, Martapt_PT
dc.contributor.authorMoreira, Antóniopt_PT
dc.contributor.authorSimões, Ana Raquelpt_PT
dc.date.accessioned2022-07-27T10:43:25Z-
dc.date.available2022-07-27T10:43:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/34332-
dc.description.abstractCom a formação de sociedades mais multilingues e multiculturais, fruto dos movimentos migratórios, o ensino de línguas assumiu um papel de relevo. A escola torna-se num “projeto de sociedade” (Canário, 2002, p. 150), procurando educar para a aceitação/respeito pelo Outro, promovendo o diálogo entre diferentes culturas. O aluno aprende a valorizar a sua cultura e a do Outro, constrói relações de proximidade, aliadas à solidariedade, preceitos da justiça social e de cidadania comum, encetando num processo de aprendizagem ao longo da vida. Esta comunicação constitui um dos eixos de um projeto de doutoramento, cuja finalidade é estudar a influência da gamificação na promoção da aprendizagem da leitura e da escrita em contexto de resolução colaborativa de problemas, na aula de inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Trata-se de estudo de caso, de natureza qualitativa, suportado por diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados e respetiva triangulação. Intenta aferir se as atividades de índole intercultural gamificada em contexto de ensino-aprendizagem on-line são impulsionadoras de fatores como a motivação e a aprendizagem de inglês no 1.º CEB e qual o impacte das ferramentas TIC nos mesmos. Os dados preliminares revelaram que os alunos: i) se mostraram entusiasmados e empenhados na realização das atividades; ii) gostaram de trabalhar em grupo, considerando que a aprendizagem é mais simples e informal, quando impulsionada pelo contexto on-line; iii) mostraram ser capazes de referir formas de acolher e de interagir com o Outro; e iv) ampliaram os seus conhecimentos sobre os conteúdos lecionados.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico da Guardapt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00194%2F2020/PTpt_PT
dc.relation22.05481.BDpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAtividades gamificadaspt_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectResolução colaborativa de problemaspt_PT
dc.subjectAprendizagem da leitura e da escrita em inglês no 1.º cebpt_PT
dc.subjectEnsino on-linept_PT
dc.title"Me, You and Them” na aula de inglês on-line no 1.º CEBpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage46pt_PT
degois.publication.lastPage46pt_PT
degois.publication.titleLivro de Resumos - IV Jornadas de Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.ipg.pt/4jornadaseducacao/files/Livro%20de%20Resumos%20-%20IV%20Jornadas%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdfpt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARSDOC001_Livro Resumos IV Jornadas de Educacao.pdf2.55 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.