Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/34332
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fortunato, Marta | pt_PT |
dc.contributor.author | Moreira, António | pt_PT |
dc.contributor.author | Simões, Ana Raquel | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2022-07-27T10:43:25Z | - |
dc.date.available | 2022-07-27T10:43:25Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/34332 | - |
dc.description.abstract | Com a formação de sociedades mais multilingues e multiculturais, fruto dos movimentos migratórios, o ensino de línguas assumiu um papel de relevo. A escola torna-se num “projeto de sociedade” (Canário, 2002, p. 150), procurando educar para a aceitação/respeito pelo Outro, promovendo o diálogo entre diferentes culturas. O aluno aprende a valorizar a sua cultura e a do Outro, constrói relações de proximidade, aliadas à solidariedade, preceitos da justiça social e de cidadania comum, encetando num processo de aprendizagem ao longo da vida. Esta comunicação constitui um dos eixos de um projeto de doutoramento, cuja finalidade é estudar a influência da gamificação na promoção da aprendizagem da leitura e da escrita em contexto de resolução colaborativa de problemas, na aula de inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Trata-se de estudo de caso, de natureza qualitativa, suportado por diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados e respetiva triangulação. Intenta aferir se as atividades de índole intercultural gamificada em contexto de ensino-aprendizagem on-line são impulsionadoras de fatores como a motivação e a aprendizagem de inglês no 1.º CEB e qual o impacte das ferramentas TIC nos mesmos. Os dados preliminares revelaram que os alunos: i) se mostraram entusiasmados e empenhados na realização das atividades; ii) gostaram de trabalhar em grupo, considerando que a aprendizagem é mais simples e informal, quando impulsionada pelo contexto on-line; iii) mostraram ser capazes de referir formas de acolher e de interagir com o Outro; e iv) ampliaram os seus conhecimentos sobre os conteúdos lecionados. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico da Guarda | pt_PT |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00194%2F2020/PT | pt_PT |
dc.relation | 22.05481.BD | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Atividades gamificadas | pt_PT |
dc.subject | Interculturalidade | pt_PT |
dc.subject | Resolução colaborativa de problemas | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem da leitura e da escrita em inglês no 1.º ceb | pt_PT |
dc.subject | Ensino on-line | pt_PT |
dc.title | "Me, You and Them” na aula de inglês on-line no 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
dc.description.version | published | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 46 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 46 | pt_PT |
degois.publication.title | Livro de Resumos - IV Jornadas de Educação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.ipg.pt/4jornadaseducacao/files/Livro%20de%20Resumos%20-%20IV%20Jornadas%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf | pt_PT |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARSDOC001_Livro Resumos IV Jornadas de Educacao.pdf | 2.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.