Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/34135
Title: | Estratégias para a análise musical através da audição ativa e orientada por parâmetros |
Author: | Abrunheiro, Leonor Daniel Ruivo |
Advisor: | Pereira, Sara Carvalho Aires |
Keywords: | Análise musical Audição ativa Ensino-aprendizagem Estratégias de ensino Acuidade auditiva |
Defense Date: | 29-Nov-2021 |
Abstract: | O objetivo deste estudo é investigar como é que a implementação
da Audição Ativa e o uso de estratégias nela fundeadas podem
influenciar o Ensino-Aprendizagem da Análise Musical e da
Composição. O papel do Professor de Análise, bem como a
tradição expositiva do Ensino na disciplina de Análise e
Composição são colocadas para reflexão. São criadas,
implementadas e estudadas duas estratégias ligadas a cada uma
das componentes da disciplina. A investigação-ação consiste
num primeiro estudo de caso em quatro turmas de Análise e
Técnicas de Composição, envolvendo um conjunto de 15 alunos
ao longo de quatro aulas, e num segundo estudo, uma turma de
Análise e Técnicas de Composição, com a participação de três
alunos. The purpose of this study is to investigate how Active Listening and its teaching strategies can be implemented and influence music teaching and learning in Musical Analysis and Composition. The Musical Analysis Professor’s role and the traditional teaching techniques of teaching are up for discussion. Two strategies linked to Musical Analysis and Music Composition are created, implemented, and studied. The practice research has consisted of a case study in 4 classes of Analysis and Composition Techniques, involving 15 students in four sessions. A secondary case study was implemented in 1 class of Analysis and Composition Techniques, involving 3 students. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/34135 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Leonor_Abrunheiro.pdf | 3.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.