Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/34135
Title: Estratégias para a análise musical através da audição ativa e orientada por parâmetros
Author: Abrunheiro, Leonor Daniel Ruivo
Advisor: Pereira, Sara Carvalho Aires
Keywords: Análise musical
Audição ativa
Ensino-aprendizagem
Estratégias de ensino
Acuidade auditiva
Defense Date: 29-Nov-2021
Abstract: O objetivo deste estudo é investigar como é que a implementação da Audição Ativa e o uso de estratégias nela fundeadas podem influenciar o Ensino-Aprendizagem da Análise Musical e da Composição. O papel do Professor de Análise, bem como a tradição expositiva do Ensino na disciplina de Análise e Composição são colocadas para reflexão. São criadas, implementadas e estudadas duas estratégias ligadas a cada uma das componentes da disciplina. A investigação-ação consiste num primeiro estudo de caso em quatro turmas de Análise e Técnicas de Composição, envolvendo um conjunto de 15 alunos ao longo de quatro aulas, e num segundo estudo, uma turma de Análise e Técnicas de Composição, com a participação de três alunos.
The purpose of this study is to investigate how Active Listening and its teaching strategies can be implemented and influence music teaching and learning in Musical Analysis and Composition. The Musical Analysis Professor’s role and the traditional teaching techniques of teaching are up for discussion. Two strategies linked to Musical Analysis and Music Composition are created, implemented, and studied. The practice research has consisted of a case study in 4 classes of Analysis and Composition Techniques, involving 15 students in four sessions. A secondary case study was implemented in 1 class of Analysis and Composition Techniques, involving 3 students.
URI: http://hdl.handle.net/10773/34135
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Leonor_Abrunheiro.pdf3.86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.