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Title: Relações universidade-empresa : contextos, estratégias e factores críticos
Author: Pais, Paula Cristina da Silva Sousa
Advisor: Jesus, Júlio Domingos Pedrosa da Luz de
Keywords: Ensino superior
Relações universidade-empresa
Transferência de tecnologia
Política científica
Inovação tecnológica
Defense Date: 2007
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A crescente importância do conhecimento para o desenvolvimento económico e social e a centralidade da inovação enquanto vantagem competitiva, chave para a sustentabilidade das organizações, provocou alterações significativas nas políticas de Ciência e Tecnologia e na governação das Instituições de Ensino Superior. As relações Universidade-Empresa são cada vez mais decisivas no desenvolvimento tecnológico das sociedades. Este estudo pretendeu analisar os contextos em que as Relações Universidade-Empresa se desenrolam, bem como os processos de Transferência de Conhecimento, ou mais especificamente, de Transferência de Tecnologia, enquanto processos centrais dessas relações. O objectivo foi investigar a especificidade do sistema português através da percepção que os diversos actores envolvidos têm do processo e que permitiu caracterizar os contextos e identificar alguns dos seus factores críticos. As políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação têm um papel central nesta temática, quer pelo enquadramento, quer pela regulação que conferem ao sistema. A importância da definição de estratégias políticas nestes domínios é indiscutível, contudo Portugal parece ter por elas uma fraca apetência. Outro objectivo deste estudo foi aferir o conhecimento e a importância que os actores têm pelo uso de ferramentas estratégicas, como é o caso da Prospectiva, na definição das políticas e estratégias dos processos de inovação em que estão envolvidos. O estudo pretendeu, ainda, contribuir para um maior entendimento das especificidades da transferência de tecnologia em Portugal e para um diagnósticos de alguns dos seus problemas, podendo traduzir-se num melhoramento das relações universidade-empresa e consequentemente num contributo para o fomento do desenvolvimento económico e social do país. Por outro lado, a percepção sobre o tipo de conhecimento que os actores possuem sobre o uso de ferramentas prospectivas, sobre as suas críticas e preconceitos permite delinear soluções para a informação e promoção destas estratégias juntos dos mesmos, de modo que a garantir um uso mais sucedido. ABSTRACT: The growing importance of knowledge to the economic and social development and the magnitude of innovation as a competitive advantage for organizations survival caused major changes in the Science and Technology Policies and in the governance of higher education institutions. The University- Industry relations became more decisive to the technologic evolution of societies. This study intended to analyze the context in which University-Industry Relations evolved, and the processes of technology transfer, as central to these relations. The main goal was to investigate the specificity of the Portuguese context through the perception of different actors involved and which allowed the characterization of Portuguese contexts and the identification of several critical factors. The Science, Technology and Innovation Policies played a central role in this thematic, as they provided frameworks and regulations to the system. The importance of strategic policy definitions is undeniable, but Portuguese seem to feel little appetency for them. So, another purpose of this study is to evaluate the knowledge and significance that the actors comprehend about these strategic tools, as for example: Foresight, in the definition of innovation strategies and policies of the processes in which they are involved. The study also intended to make a contribution to a better understanding of Portuguese’s technology transfer specificities and to establish a diagnose about some of the existing problems, which can lead to an improvement of industry-university relations and consequently to the promotion the Portuguese economic and social development. On the other hand, the awareness of the knowledge possessed by the involved actors about the use of foresight and strategic tools, about their critics and prejudices, allows to depict solutions to inform and promote theses strategies next to them, in order to promote a more successful use.
Description: Mestrado em Políticas e Gestão do Ensino Superior
URI: http://hdl.handle.net/10773/3411
Appears in Collections:DCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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