Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/33447
Title: Aprendizagem autorregulada na promoção de autonomia no 1º Ciclo do Ensino Básico
Author: Sousa, Rita Pereira de
Advisor: Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Keywords: Autorregulação
Autonomia
(auto)avaliação
1.º Ciclo do Ensino Básico
Estratégias de ensino e aprendizagem
Defense Date: 27-Jul-2020
Abstract: O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada e retrata o desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação sobre a autorregulação e autonomia numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A autorregulação e autonomia na aprendizagem são apontadas como competências essenciais ao séc. XXI que devem ser desenvolvidas desde os primeiros anos de idade. No entanto poucos são os estudos identificados neste âmbito no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, definiram-se como objetivos do projeto de intervenção-investigação: (i) identificar estratégias promotoras de autorregulação na literatura de referência; (ii) desenvolver um projeto de intervenção promotor de autorregulação; (iii) avaliar os efeitos do projeto na promoção de autonomia nos alunos. Nesse sentido, no enquadramento teórico de suporte ao projeto de intervenção-investigação, apresentam-se os conceitos de autorregulação e autonomia, sistematizam-se as principais perspetivas teóricas e alguns modelos de autorregulação, fundamenta-se a importância e pertinência da autorregulação e autonomia na sociedade atual e para o sucesso académico dos alunos, identificam-se estratégias promotoras de autorregulação, bem como modelos de avaliação da autonomia. Dada a situação excecional de pandemia resultante do surto do Covid-19 que se viveu durante o desenvolvimento deste trabalho, apresenta-se o projeto de intervenção planificado para ser desenvolvido em contexto presencial com a turma onde decorreu a Prática Pedagógica Supervisionada, bem como uma adaptação do mesmo ao contexto de ensino a distância. O projeto de intervenção-investigação com características de investigação-ação, englobou diferentes técnicas de recolha de dados, tais como, inquéritos por questionário; observação direta e recolha documental. Os dados obtidos foram analisados com recursos à técnica de análise de conteúdo de base categorial e por uma análise descritiva quantitativa. A análise dos dados obtidos através do questionário de (auto)avaliação da autonomia dos alunos implementado antes e após a implementação do projeto de intervenção, dos instrumentos de apoio à planificação e monitorização das atividades, dos registos das observações efetuadas e dos trabalhos dos alunos, aponta no sentido de que a promoção de um contexto de ensino e aprendizagem autorregulado contribuiu para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, bem como para os tornar mais conscientes de si enquanto aprendentes.
This internship report falls within the scope of the Supervised Pedagogical Practice course and portrays the development of an intervention-research project on self-regulation and autonomy in a class of the 3rd year of the 1st Cycle of Basic Education. Self-regulation and autonomy in learning are pointed out as essential competences to the 21st century that must be developed from the first years of age. However, few studies have been identified in this field in the context of the 1st Cycle of Basic Education. In this sense, the objectives of the intervention-research project were defined: (i) to identify strategies promoting self-regulation in the reference literature; (ii) to develop an intervention project promoting self-regulation; (iii) to evaluate the effects of the project in promoting autonomy in students. In this sense, in the theoretical framework of support to the intervention-research project, the concepts of self-regulation and autonomy are presented, the main theoretical perspectives and some models of self-regulation are systematized, the importance and pertinence of self-regulation and autonomy in the current society and for the academic success of the students are based, strategies promoting self-regulation are identified, as well as models of evaluation of autonomy. Given the exceptional situation of a pandemic resulting from the outbreak of Covid-19 that occurred during the development of this work, we present the intervention project planned to be developed in a classroom context with the class where the Supervised Pedagogical Practice took place, as well as its adaptation to the distance learning context. The intervention-research project with characteristics of research-action, included different techniques of data collection, such as questionnaire surveys; direct observation and documentary collection. The data obtained were analysed with resources to the categorical-based content analysis technique and by a quantitative descriptive analysis. The analysis of the data obtained through the questionnaire of (self-)evaluation of autonomy of students implemented before and after the implementation of the intervention project, the instruments for planning and monitoring of tasks, the records of observations made and the work of students, points to the fact that the promotion of a self-regulated teaching and learning context contributed to the development of autonomy of students, as well as to make them more aware of themselves as learners.
URI: http://hdl.handle.net/10773/33447
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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