Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/32912
Title: | O kamishibai plurilingue e a promoção da escrita criativa no 1º CEB |
Author: | Oliveira, Milene Neves |
Advisor: | Faneca, Rosa |
Keywords: | Sensibilização à diversidade linguística e cultural Educação plurilingue e intercultural Kamishibai plurilingue Escrita criativa Texto narrativo |
Defense Date: | 10-Dec-2021 |
Abstract: | O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática
Pedagógica Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo Ensino Básico e de
Português e História de Portugal no 2.º Ciclo Ensino Básico no ano letivo de 2020/2021.
É apresentado, neste relatório, um estudo desenvolvido a partir de um projeto pedagógico
didático com características de investigação-ação, implementado numa turma do 4.º ano
de escolaridade de uma escola básica de Aveiro.
Este estudo visa promover a escrita criativa através da construção de um kamishibai
plurilingue e tem como principais objetivos i) sensibilizar para a diversidade linguística,
ii) sensibilizar a aceitação e o respeito pelo outro, iii) promover o interesse dos alunos
para novas línguas e culturas, permitindo o contacto com as mesmas e, por fim, iv)
promover o desenvolvimento da escrita.
O segundo confinamento, que surgiu no decorrer deste projeto, obrigou a uma mudança
para o regime à distância e implicou readaptar estratégias e atividades.
Os resultados deste estudo mostram que, efetivamente, os alunos se sentem desnorteados
ao iniciar a produção escrita, mas que ao exporem as suas fragilidades conseguem
ultrapassá-las e alcançar as finalidades pretendidas. Esta investigação permitiu também
sensibilizar para a diversidade linguística e cultural, visto que podemos comprovar que a
turma ficou motivada e interessada face a novas línguas e culturas aquando da descoberta
da diversidade linguística existente ao seu redor.
As atividades de sensibilização à diversidade linguística, recorrendo ao kamishibai
plurilingue, desenvolvidas no projeto permitiram trabalhar atitudes de respeito pelo
outro, valorização de reportórios linguísticos e respeito pelas línguas. This Internship Report was developed in the context of the curricular unit Supervised Pedagogical Practice of the master’s degree in Primary School Education and in Teaching Portuguese and Portuguese History and Geography in the 2nd Cycle of Basic School Education in the year of 2020/2021. This report presents a study developed from a didactic pedagogical project with research-action characteristics, implemented in a basic school in the city of Aveiro, with a primary school class, in the 4th year of schooling. This study aims to promote writing through the construction of a plurilingual kamishibai and has main objectives to raise awareness of linguistic diversity, to raise awareness of acceptance and respect for others, awareness the enlargement of students to new languages and cultures, allowing contact with them and, finally, promote the development of writing. The results of this study show that, effectively, they feel bewildered when they start writing, but that by exposing their weaknesses they manage to overcome them and achieve the intended goals. This project also allowed the awareness to linguistic and cultural diversity, since we can prove that the class was motivated and interested in new languages and cultures when they discovered the linguistic diversity existing around them. This project allowed us to work on attitudes of respect for others, valorization of linguistic repertoires and respect for languages. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32912 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Milene_Oliveira.pdf | 3.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.