Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/32812
Title: | Seleção do modo verbal nas orações completivas: um estudo de caso em Português Língua Estrangeira |
Author: | Chong Zhang |
Advisor: | Martinho, Fernando Jorge dos Santos |
Keywords: | Português Língua Estrangeira (PLE) Contacto interlinguístico Análise contrastiva Língua portuguesa Linguística aplicada Interlíngua Interferência Sintaxe Orações completivas Modos verbais |
Defense Date: | 2-Dec-2021 |
Abstract: | Ao entrar em contato com a língua portuguesa, os alunos chineses são
confrontados com diversas dificuldades, tanto de ordem fonética como
morfossintática, passando, neste último caso, por etapas problemáticas
na sua interlíngua, como o domínio dos mecanismos de concordância
ou de seleção de tempos e modos verbais. Este projeto de pesquisa
incide precisamente sobre uma análise contrastiva da seleção do modo
verbal nas orações completivas em Português Língua Estrangeira por
parte de falantes nativos de Chinês. Começamos por apresentar as
noções básicas relacionadas com modos verbais e orações
completivas e a questão central da seleção dos modos verbais nas
completivas em Português, e, de seguida, deixamos um breve quadro
relacionado com os conceitos de Interferência, interlíngua, língua
nativa/estrangeira, etc., assim como uma proposta de análise
contrastiva das completivas em Português e Chinês. É depois
apresentado um inquérito feito a alunos chineses sobre a aquisição da
sintaxe das orações completivas em PLE, e procura-se identificar, com
base nos resultados desse inquérito, as principais interferências
relacionadas com a morfossintaxe das orações completivas na
interlíngua Português/Chinês. As principais conclusões deste estudo
são as seguintes:1. A maioria dos aprendentes de PLE não domina de
forma adequada a sintaxe das orações completivas, devido a questões
de interferência morfossintática entre as duas línguas em contacto. 2. Os erros de conjugação, mas não os erros de seleção de modos
verbais, são erros "intralinguísticos". 3. A seleção do modo verbal é a
dificuldade central na aquisição da sintaxe das orações completivas na
interlíngua Português/Chinês When contacting the Portuguese language, Chinese students are faced with various difficulties, both phonetic and morphosyntactic, going, in the latter case, through problems such as the application of mechanisms of agreement or the selection of verbal tenses and modes in their interlanguage. This research project focuses precisely on a contrasting analysis of the selection of verbal mode in subordinate noun clauses in Portuguese as a Foreign Language by native Chinese speakers. We begin by presenting the basics related to verbal modes and noun clauses and the central question of the selection of verbal modes in the Portuguese noun clauses and then we leave a brief picture related to the concepts of Interference, interlanguage, native/foreign language, etc., as well as a proposal of contrastive analysis of the noun clauses in Portuguese and Chinese. A survey to Chinese students on the syntax of noun clauses in PFL is then presented, and, based on the results of this survey, we seek to identify the main interferences related to the morphosyntax of this type of subordinate clauses in the Portuguese/Chinese interlanguage. The main conclusions of this study are as follows: 1. Most PFL learners do not adequately master the syntax of noun clauses, due to issues of morphosyntactic interference between the two languages in contact. 2. Conjugation errors, but not errors in the selection of verbal modes, are in fact "intralinguistic" ones. 3. The selection of the verbal mode is the central difficulty in the acquisition of subordinate noun clauses syntax in the Portuguese/Chinese interlanguage |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32812 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DLC - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento_Chong_Zhang.pdf | 1.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.