Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32627
Title: Análise curricular da formação na área da saúde sobre atividade física em gerontologia: um olhar sobre cinco universidades brasileiras
Other Titles: Curricular analysis of training in the health area on physical activity in gerontology: a view on five brazilian universities
Author: Faustino, Andrea Mathes
Neves, Rui
Keywords: Gerontologia
Geriatria
Educação física e treinamento
Educação superior
Issue Date: 2020
Publisher: Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo analisar as caraterísticas da oferta formativa ao nível da Atividade Física em Gerontologia para os cursos de Enfermagem, Educação Física e Medicina em instituições de ensino superior do Brasil. Trata-se de pesquisa documental e descritiva, amostra composta pelos cursos de graduação em enfermagem, educação física e medicina. Para a seleção das universidades foi utilizado um ranking universitário, e incluída as cinco melhores universidades públicas do Brasil, por região. Foram analisadas ementas dos cursos e como critério de seleção das disciplinas, foram levantadas palavras-chave: “idoso”, “gerontologia”, “terceira idade”, “velhice”, “envelhecimento”, “atividade física”, “exercício físico”. Em relação ao curso de Enfermagem, dos cinco cursos analisados, todos haviam disciplinas com conteúdo em gerontologia, e apareciam os termos “promoção da saúde”, “qualidade de vida”, “estímulo a autonomia” e assim pressupõe-se que o conteúdo de atividade física faz parte da formação profissional dos enfermeiros no Brasil. Para os cursos de Educação Física, em quatro haviam disciplinas voltadas para o conteúdo em envelhecimento, em todas as ementas haviam os termos: “exercícios”, “atividade física”, “jogos”, “ginástica”, além de questões sobre relações sociais e aspectos emocionais do processo de envelhecimento humano. Para os cursos de Medicina, somente em dois foi possível identificar disciplinas que cuja a ementa trouxe o tema da Gerontologia e a preocupação com a atividade física ou promoção de saúde em pessoas idosas em cenários de atenção básica a saúde. A carga horária semestral das disciplinas com conteúdos em Atividade Física em Gerontologia foi 81 horas para a Enfermagem, 48 horas Educação Física e 75 horas Medicina. A abordagem e o aprendizado acerca da importância de programas de atividade física e promoção da saúde devem fazer parte da formação de profissionais da saúde, quer seja em disciplinas obrigatórias ou optativas, ou mesmo em atividades de pesquisa e extensão universitária.
This study aimed to analyze the characteristics of the training offer at the level of Physical Activity in Gerontology for Nursing, Physical Education and Medicine courses in higher education institutions in Brazil. This is documentary and descriptive research, a sample composed of undergraduate courses in nursing, physical education and medicine. For the selection of universities, a university ranking was used, and the five best public universities in Brazil were selected, by region. Course menus were analyzed and as a criterion for the selection ofsubjects, keywords were raised: "elderly", "gerontology", "old age", "old age", "aging", "physical activity", "physical exercise". In relation to the Nursing course, of the five courses, all presented subjects with content in gerontology, and the terms "health promotion", "quality of life", "stimulus to autonomy" appeared and so it is assumed that the content of physical activity is part of the professional training of nurses in Brazil. For Physical Education courses, in four subjects focused on aging content, in all menus obtained under the terms: "exercises", "physical activity", "games", "gymnastics", in addition to questions about social relationships and aspects emotions of the human aging process. For the medical courses, only in two it was possible to identify subjects whose menu brought up the theme of Gerontology and the concern with physical activity or health promotion in elderly people in primary health care settings. The semester workload of the subjects with content in Physical Activity in Gerontology was 81 hours for Nursing, 48 hours for Physical Education and 75 hours for Medicine. Approaching and learning about the importance of physical activity and health promotion programs should be part of the training of health professionals, whether in mandatory or optional subjects, or even in research and university extension activities.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/32627
DOI: 10.34117/bjdv6n12-786
ISSN: 2525-8761
Publisher Version: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22471
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22471-57787-2-PB.pdf714.46 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.