Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32596
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDa Costa Güllich, Roque Ismaelpt_PT
dc.contributor.authorVieira, Rui Marquespt_PT
dc.date.accessioned2021-11-12T16:57:13Z-
dc.date.available2021-11-12T16:57:13Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.issn2237-4450pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/32596-
dc.description.abstractA perspectiva do Pensamento Crítico (PC) como organizador do currículo de ensino e da formação inspira avanços em estudos brasileiros, a fim de verificar/produzir/compreender como desenvolver estratégias que promovam uma formação crítica em Ciências. Assim, a partir de um estudo bibliográfico de revisão da literatura na Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Banco de Teses da CAPES1 , tendo como palavras-chave: pensamento crítico e pensamento. Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as principais produções científicas que tem o escopo no PC como estratégia de ensino e formação de professores, circunscritas a área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). O panorama inicial demonstrou que os trabalhos são em número reduzido, sendo vários destes de autores estrangeiros, o que demonstra o estado inicial desta linha de pesquisa do ensino de Ciências em contexto brasileiro.pt_PT
dc.description.abstractThe perspective of Critical Thinking (PC) as the organizer of the curriculum of teaching and training inspires advances in Brazilian studies, in order to verify/produce/understand how to develop strategies that promote a critical formation in Sciences. Thus, from a bibliographic review of the literature in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and the Bank of Theses of CAPES, having as key words: critical thinking and thought. This article aims to present and discuss the main scientific productions that have the scope in the PC as strategy of teaching and training of teachers circumscribed the area of Natural Sciences and Technologies (CNT). The initial panorama demonstrated that the works are in reduced number, being several of these of foreign authors what demonstrates the initial state of this line of research of Sciences teaching in Brazilian context.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherURI Santo Ângelopt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_PT
dc.subjectPensamentopt_PT
dc.subjectInvestigação-ação críticapt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.titleFormação de professores de ciências para a promoção do pensamento crítico no Brasil: estado da artept_PT
dc.title.alternativeScience teacher education for the promotion of critical thinking in brazil: state of artpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage17pt_PT
degois.publication.issue2pt_PT
degois.publication.lastPage26pt_PT
degois.publication.titleENCITEC: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revistapt_PT
degois.publication.volume9pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/encitec/article/view/2243pt_PT
dc.identifier.doi10.31512/encitec.v9i2.2243pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2243-10829-1-PB.pdf563.46 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.