Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32593
Title: Mobile Learning no desenvolvimento de competências matemáticas: estudo de caso no ensino médio do Instituto Federal de Pernambuco
Author: Dantas, Hugo
Cabrita, Isabel
Keywords: Mobile learning
Matemática
Competências específicas e transversais
Ensino médio/técnico
Issue Date: 2020
Publisher: CEIS20
Abstract: No contexto educativo brasileiro, existiram leis para coibir o uso dos celulares em salas de aula e há professores que resistem à sua utilização. Entretanto, cada vez mais investigadores defendem um uso inteligente das tecnologias móveis no processo educativo, designadamente em matemática. Neste cenário, concebeu-se um projeto de investigação que visa analisar a influência de uma adequada exploração de tecnologias móveis no desenvolvimento de competências matemáticas transversais e específicas em estudantes do ensino médio/técnico do Instituto Federal de Pernambuco. Para a consecução de tal finalidade, optou-se por um estudo de casos múltiplos, de natureza qualitativa/interpretativa, envolvendo estudantes de três turmas distintas. Os dados recolhidos, principalmente, através das técnicas de observação, recolha documental e inquirição, serão alvo de análise estatística descritiva e de conteúdo orientada por um sistema de categorias pré-definidas e/ou definidas recursivamente. Espera-se que os resultados obtidos nos permitam refletir sobre as condições que potenciam a exploração de tecnologias móveis e as suas ressonâncias nos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes envolvidos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/32593
ISBN: 978-972-8627-96-6
Publisher Version: https://labteuc.wixsite.com/ejml2020
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mobile Learning no desenvolvimento de competências matemáticas.pdf288.04 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.