Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32527
Title: Pro(g)Natura, flexibilidade curricular numa aliança entre contextos educativos: natureza, linguagem de programação e sala de aula
Other Titles: Pro(g)Natura, curricular flexibility in an alliance between educational contexts: nature, programming language and classroom
Author: Duque, Isabel
Miguéis, Marlene
Almeida, Ricardo
Almeida, Emília Bigotte de
Keywords: Flexibilidade curricular
Educação na natureza
Linguagem de programação
Issue Date: Dec-2020
Publisher: UA Editora
Abstract: O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), consagrado pelo Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, coloca nas escolas e nos professores a responsabilidade pelas decisões curriculares que requerem novas formas de organização do espaço e do tempo e que possibilitem a atribuição de autonomia e participação do aluno na gestão do ambiente de aprendizagem. De forma a dar resposta a essas novas exigências, surgiu em 2018, no âmbito do desenvolvimento do plano de flexibilidade curricular, o programa educativo Pro(g)Natura (PgN). Este programa alia a aprendizagem de uma linguagem de programação, com evidências da sua potencialidade no desenvolvimento de aprendizagens curriculares de forma transversal; o ambiente de educação na natureza, com benefícios comprovados, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de aprendizagens curriculares e da consciência ambiental dos alunos, e a sala de aula. O presente artigo tem por objetivo apresentar o impacto do PgN, ao nível do desenvolvimento de competências gerais, específicas e transversais, tendo por base o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória, em três turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao final do o ano letivo 2019/2020, de um agrupamento de escolas de Coimbra. Os resultados aqui apresentados, relativos à perceção dos Professores Titulares de três turmas participantes sobre o impacto deste programa, permitem-nos compreender que o PgN terá tido um impacto positivo no desenvolvimento de competências dos alunos. Compreende-se assim que a articulação dos ambientes educativos natureza, linguagem de programação Scratch e sala de aula, bem como as práticas educativas potenciadas por este programa, terão sido fator preponderante para o desenvolvimento das competências dos alunos.
The Curricular Autonomy and Flexibility Project (CAFP), presented in Decree-Law No. 55/2018, of 6 July, places in schools and teachers the responsibility for curricular decisions. These decisions represent a new form of organisation of space and time that allow autonomy exercises and student’s participation in the learning environment management. In order to respond to these new requirements, the Pro(g)Natura (PgN) educational program emerged in 2018 as part of the development of the curriculum flexibility plan. This program combines programming language, with evidence of its potential in the development of curricular learning in a transversal way; the educational environment in nature, with proven benefits, namely with the development of curricular learning and environmental awareness of students. The purpose of this article is to present the impact of PgN, the development of general, specific and transversal skills, based on the Students Profile leaving compulsory education, in three classes of the 1st Cycle of Basic Education at the end of the academic year 2019/2020, from a group of schools in Coimbra. The results, related to the perception of teachers from three participating classes on the impact of this program, allow us to understand that PgN will have a positive impact on the development of students’ skills. It is understood that the articulation of the educational environments: nature, Scratch programming language and classroom, as well as the educational practices, enhanced by this program, have been a major factor for the development of students’ skills.
El Proyecto de Autonomía y Flexibilidad Curricular (PAFC), consagrado en el Decreto Ley N ° 55/2018, de 6 de julio, atribuye a las escuelas y al profesorado la responsabilidad de las decisiones curriculares que requieren nuevas formas de organización del espacio y el tiempo y que permitan la atribución de autonomía y participación del alumno en la gestión del entorno de aprendizaje. Para dar respuesta a estos nuevos requisitos, el programa educativo Pro (g) Natura (PgN) surgió en 2018 como parte del desarrollo del plan de flexibilidad curricular. Este programa combina el aprendizaje del lenguaje de programación, con evidencia de su potencial en el desarrollo del aprendizaje curricular de manera transversal; el entorno educativo en la naturaleza, con beneficios comprobados, es decir, en términos del desarrollo del aprendizaje curricular y la conciencia ambiental de los estudiantes, y el aula. El propósito de este artículo es presentar el impacto del PgN, en cuanto al desarrollo de competencias generales, específicas y transversales, a partir del Perfil de los Alumnos egresados de la educación obligatoria, en tres clases del 1er Ciclo de Educación Básica al final del curso académico 2019/2020, de un grupo de colegios de Coimbra. Los resultados aquí presentados, en cuanto a la percepción de los Profesores Titulares de las tres clases participantes sobre el impacto de este programa, permiten entender que el PgN habrá tenido un impacto positivo en el desarrollo de las habilidades de los estudiantes. Se entiende que la articulación de la naturaleza de los entornos educativos, el lenguaje de programación Scratch y el aula, así como las prácticas educativas potenciadas por este progr
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/32527
DOI: 10.34624/id.v12i5.23469
ISSN: 1647-3582
Publisher Version: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23469
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