Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/3247
Title: Ética empresarial e imagem institucional
Author: Carvalho, Rogério Almeida de
Advisor: Martins, Raul Ventura
Keywords: Contabilidade e auditoria
Ética empresarial
Responsabilidade social das empresas
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Uma avaliação ou juízo sobre uma pessoa ou entidade é sempre o resultado inspirado nas impressões e análises de carácter pessoal, social, ou perfil do sujeito avaliado. A mesma é materializada sob a forma de notícias, comunicações, comentários, ou opiniões sobre o sujeito em causa. Toda a informação colocada à disposição dos utentes sobre uma entidade e independentemente da fonte informativa ser essa entidade, deverá ter a capacidade de gerar impressões sobre o seu carácter ou perfil, aos seus utentes/analistas. A informação (empresarial) sempre foi e será imprescindível à causa do conhecimento e revelação, portanto deverá ter qualidades e virtudes de referência nas acções e comportamentos dos que interagem com a entidade, sendo relevante e importante nas decisões e opiniões dos povos ou seres sociais. Porém, nem todas as informações são correctas e imparciais, podendo gerar vícios ou deturpações informativas que provocam sérios problemas que normalmente originam litígios contra a entidade incumpridora, bem como a perda de crédito e confiança dos parceiros sociais, implicando perdas e custos com penalizações legais, ou ainda a diminuição de "clientela" (partes interessadas na empresa). O modo mais seguro de uma entidade controlar a boa reputação, a imagem e até uma interacção mais profunda com as sociedades, é garantir que o relacionamento com os seus parceiros e demais interessados se desenvolva de forma justa. A justiça confunde-se muitas vezes com a ética, pois ambos objectivam os valores positivos para uma melhor sociedade. ABSTRACT: An evaluation or assessment of a person or entity is always the result based on impressions and analysis of personal, social, or profile of the subject assessed. The same is materialized in the form of news, communications, comments, or opinions on the subject in question. All the information available to users on an entity and regardless of the source information is that entity should be able to generate impressions about their character or profile, their users / analysts. The information (business) has always been and will be essential in the matter of knowledge and therefore should have qualities and virtues of reference on actions and behaviors of those that interact with the entity, being relevant and important in the decisions and opinions of people or social beings. However, not all information is correct and impartial, and may generate faults or misrepresentations information that cause serious problems that often lead to litigation against the non complying entity, and the loss of credit and trust of the social partners, resulting losses and costs of legal penalties, or the reduction of "customer" (stakeholders in the company). The safest way of an entity controlling the reputation, image and even a deeper interaction with the companies, is to ensure that the relationship with its partners and other stakeholders to develop fairly. The justice is often confused with ethics, because both specify the positive values for a better society.
Description: Mestrado em Contabilidade - Auditoria
URI: http://hdl.handle.net/10773/3247
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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