Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32370
Title: Documentar e avaliar na educação infantil: pertinências e especificidades
Author: Gontijo, Flávia Lamounier
Portugal, Gabriela
Ostetto, Luciana Esmeralda
Keywords: Educação infantil
Documentação Pedagógica
Avaliação
Issue Date: Dec-2019
Publisher: UA Editora
Abstract: No contexto educativo, o termo documentação pedagógica refere-se a uma dinâmica de natureza polissêmica, envolvendo relações entre instituição, adultos, crianças, famílias e comunidade. A prática de documentação, como estratégia e procedimento metodológico, envolve ações de planejar, observar, registrar, refletir, avaliar e replanejar. Ainda que possamos identificar, nessa prática, princípios advindos de diferentes propostas educativas do passado, reconhecemos que o projeto de um conjunto de instituições de educação da infância de Reggio Emilia (Itália), ao assumir a documentação pedagógica como um dos eixos de seu trabalho, aprofundou sua especificidade. Reconhecidamente, a documentação realizada no cotidiano da educação infantil está relacionada a recurso de memória e a práticas comunicativas, reflexivas e avaliativas, já que, no contexto atual, as propostas pedagógicas não podem prescindir de observação e acompanhamento dos processos de desenvolvimento, aprendizagem e conhecimento de meninos e meninas. No trabalho que se apresenta, enfatiza-se a dimensão avaliativa da documentação pedagógica, aspecto ressaltado na maioria das publicações consultadas em levantamento sobre o tema. Nesse âmbito, pretende-se discutir a especificidade e a pertinência da avaliação nos processos de documentação, trazendo resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo descrever conceitos e práticas avaliativas. Para tal, foi retomado o levantamento bibliográfico realizado por Gontijo e Portugal (2018), nos bancos de dados Scopus, Eric e WoS e acrescentada nova busca efetuada nas mesmas plataformas e nos portais Capes e Rcaap, no período de janeiro a agosto de 2018. No primeiro levantamento (2013 a 2017), verificou-se que em treze artigos selecionados, oito estabeleceram relação entre a documentação pedagógica e a avaliação; já no segundo, foram identificados quatro artigos que abordaram o mesmo tema. No fim deste trabalho, entende-se a documentação pedagógica não como uma técnica de avaliação, mas como uma experiência que envolve a avaliação em uma perspectiva formativa. Mais que isso, a documentação abarca observação, registros e enfatiza a interpretação e a reflexão por parte dos professores e professoras como ações essenciais na compreensão das experiências e nos comportamentos das crianças, para lançar novas perguntas e novas propostas com fins à aprendizagem e ao desenvolvimento das crianças e da prática educativa.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/32370
ISBN: 978-972-789-622-6
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

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