Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/32318
Title: | Qualificação acadêmica e profissional dos docentes do ensino superior em Angola: instrumento de Análise e sua Validação |
Author: | Domingos, Rangel Costa, Nilza Oliveira, Diana da Silva |
Keywords: | Ensino superior Desenvolvimento institucional Qualificação profissional Competência acadêmica |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade Estadual de Campinas |
Abstract: | O quadro de intervenção das Instituições de Ensino Superior (IES) em
Angola tem registado uma evolução marcadamente quantitativa, refletida
no redimensionamento do Ensino Superior (ES), na sua expansão, na
multiplicação de IES, no aumento da oferta formativa e, em consequência,
no aumento do efetivo estudantil. No entanto, a dimensão qualitativa é
com frequência questionada, em termos do desempenho das instituições,
do perfil de entrada dos estudantes e da qualificação académica e
profissional dos docentes (QAPD). Sendo o Plano de Desenvolvimento
Institucional (PDI) um documento reitor das IES no País, ele deve incluir
elementos que potenciem a sua qualidade, em particular no que diz
respeito à QAPD. A QAPD e o PDI constituem-se como eixos
estruturantes deste estudo. Porém, não se conhece a existência de um
instrumento de análise (IA) que possa contribuir para a construção e
monitorização do PDI. Neste sentido, este artigo objetiva descrever,
fundamentadamente, o desenvolvimento de um IA nesse contexto, assim
como o processo da sua validação. A construção do IA foi feita com base
na metodologia de referencialização. A validação do IA envolveu (i) uma
entrevista a dois atores com responsabilidades na gestão do Ensino
Superior em Angola e (ii) a sua aplicação ao PDI de uma IES. Embora o
foco do IA seja a dimensão da QAPD, julga-se que ele pode contribuir
para a gestão de práticas institucionais e também para a investigação. The intervention framework of Higher Education Institutions (HEIs) in Angola has registered a markedly quantitative evolution, reflected in the resizing of Higher Education (HE), in its expansion, in the multiplication of HEIs, in the increase of the training offer and, as a consequence, in increasing student numbers. However, the qualitative dimension is often questioned, in terms of the performance of the institutions, the entry profile of students and the academic and professional qualification of teachers (APQT). As the Institutional Development Plan (IDP) is a guiding document for HEIs in the country, it must include elements that enhance its quality, particularly with regard to APQT. The APQT and the IDP are the structuring axes of this study. However, the existence of an analysis instrument (AI) that can contribute to the construction and monitoring of the IDP is not known. In this sense, this article aims to describe, reasonably, the development of an AI in this context, as well as the process of its validation. The construction of the AI was made based on the referencing methodology. The validation of the AI involved (i) an interview with two actors with responsibilities in the management of HE in Angola and (ii) its application to the IDP of an HEI. Although the focus of the AI is the dimension of the APQT, it is believed that it can contribute to the management of institutional practices, as well as to research. El marco de intervención de las Instituciones de Educación Superior (IES) en Angola ha registrado una evolución marcadamente cuantitativa, reflejada en el cambio de tamaño de la Educación Superior (ES), en su expansión, en la multiplicación de las IES, en el aumento de la oferta de formación y, como consecuencia, en el aumento de lo número de estudiantes. Sin embargo, a menudo se cuestiona la dimensión cualitativa, en términos del desempeño de las instituciones, el perfil de ingreso de los estudiantes y la calificación académica y profesional de los docentes (CAPD). Como el Plan de Desarrollo Institucional (PDI) es un documento guía para las IES en el país, debe incluir elementos que mejoren su calidad, particularmente con respecto a CAPD. El CAPD y el PDI son los ejes estructurantes de este estudio. Sin embargo, se desconoce la existencia de un instrumento de análisis (IA) que pueda contribuir a la construcción y monitoreo del PDI. En este sentido, este artículo tiene como objetivo describir, razonablemente, el desarrollo de un IA en este contexto, así como el proceso de su validación. La construcción del IA se realizó en base a la metodología de referencia. La validación del IA implicó (i) una entrevista con dos actores con responsabilidades en la gestión del Educación Superior en Angola y (ii) su aplicación a el PDI de una IES. Aunque el enfoque de la IA es la dimensión del CAPD, se cree que puede contribuir a la gestión de las prácticas institucionales, así como a la investigación |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32318 |
DOI: | 10.20396/riesup.v7i0.8659031 |
ISSN: | 2446-9424 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
8659031-Texto do artigo-74245-2-10-20200628.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.