Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/32305
Title: | A intervenção da inspeção na avaliação externa das escolas: um estudo com base das perceções de diretores de escolas |
Author: | Nogueira, Arlete Gonçalves, Manuela Costa, Jorge Adelino |
Keywords: | Inspeção da educação Avaliação externa das escolas Diretores de escolas |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | CIEd-UM |
Abstract: | Em Portugal, o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior surge em 2002, com a publicação da Lei n.º 31/2002, determinando pela mesma via jurídico-normativa que as escolas sejam submetidas a processos de avaliação externa. Este processo avaliativo foi confiado à Inspeção da Educação, a partir de 2007, passando este a ser um dos principais domínios da intervenção inspetiva. O presente estudo tem por objetivo analisar como é percecionado, por diretores de escolas públicas portuguesas, o papel da Inspeção no processo de Avaliação Externa das Escolas. Com uma natureza descritiva, o estudo apoiou-se na aplicação de um inquérito por questionário, respondido por 111 diretores do território de Portugal Continental. Os resultados evidenciam que a Avaliação Externa das Escolas é uma atividade inspetiva valorizada pelos diretores de escolas e desenvolvida em alinhamento, por um lado, com a missão e funções da Inspeção da Educação no sistema educativo, e, por outro, com os objetivos consignados na lei para aquela atividade. Evidencia-se ainda que os diretores de escolas percecionam esta atividade como oportunidade de afirmação da figura do diretor, de acreditação da sua liderança no exercício da sua autonomia. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32305 |
DOI: | 10.21814/rpe.14812 |
ISSN: | 0871-9187 |
Publisher Version: | https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/14812 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
14812-Texto do Trabalho-68920-1-10-20191231.pdf | 526.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.