Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/32302
Title: | Uma reflexão sobre um processo de transformação de práticas pedagógicas nos espaços exteriores em contextos de educação de infância |
Author: | Bento, Gabriela Portugal, Gabriela |
Keywords: | Educação de infância Práticas educativas Brincar ao ar livre Mudança pedagógica |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | CIEd-UM |
Abstract: | A investigação realizada sobre espaços exteriores em contextos educativos aponta para cenários de desinvestimento e de desvalorização destes ambientes, apesar do seu contributo para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. A implementação de mudanças que potenciem uma valorização efetiva do brincar ao ar livre, em contextos de educação de infância, pressupõe a conceção de processos formativos que ajudem os profissionais de educação a transformar práticas enraizadas. Em resposta ao interesse manifestado por duas equipas de profissionais de educação de infância portugueses, desenvolvemos uma formação em contexto destinada à melhoria das práticas pedagógicas ao ar livre. Neste artigo apresentamos uma reflexão crítica sobre dimensões que emergiram a partir do processo formativo vivido e que parecem influenciar a concretização e sustentabilidade da mudança (disposição para a mudança; trabalho de equipa; recursos e equipamentos; envolvimento das famílias; imagens de criança, de aprendizagem e papel do adulto). Dentro destas dimensões, que se interligam, sobressaem desarticulações entre discursos e práticas, situando-se os principais desafios ao nível da transformação da imagem de criança e da consequente ação do educador, o que exige desenvolvimento de atitude crítica, avaliativa e reflexiva. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32302 |
DOI: | 10.21814/rpe.17657 |
ISSN: | 0871-9187 |
Publisher Version: | https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/17657 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
17657-Texto do Trabalho-68864-1-10-20191230.pdf | 451.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.