Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32302
Title: Uma reflexão sobre um processo de transformação de práticas pedagógicas nos espaços exteriores em contextos de educação de infância
Author: Bento, Gabriela
Portugal, Gabriela
Keywords: Educação de infância
Práticas educativas
Brincar ao ar livre
Mudança pedagógica
Issue Date: 2019
Publisher: CIEd-UM
Abstract: A investigação realizada sobre espaços exteriores em contextos educativos aponta para cenários de desinvestimento e de desvalorização destes ambientes, apesar do seu contributo para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. A implementação de mudanças que potenciem uma valorização efetiva do brincar ao ar livre, em contextos de educação de infância, pressupõe a conceção de processos formativos que ajudem os profissionais de educação a transformar práticas enraizadas. Em resposta ao interesse manifestado por duas equipas de profissionais de educação de infância portugueses, desenvolvemos uma formação em contexto destinada à melhoria das práticas pedagógicas ao ar livre. Neste artigo apresentamos uma reflexão crítica sobre dimensões que emergiram a partir do processo formativo vivido e que parecem influenciar a concretização e sustentabilidade da mudança (disposição para a mudança; trabalho de equipa; recursos e equipamentos; envolvimento das famílias; imagens de criança, de aprendizagem e papel do adulto). Dentro destas dimensões, que se interligam, sobressaem desarticulações entre discursos e práticas, situando-se os principais desafios ao nível da transformação da imagem de criança e da consequente ação do educador, o que exige desenvolvimento de atitude crítica, avaliativa e reflexiva.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/32302
DOI: 10.21814/rpe.17657
ISSN: 0871-9187
Publisher Version: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/17657
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
17657-Texto do Trabalho-68864-1-10-20191230.pdf451.84 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.