Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/32297
Title: Utilização do método Symfos para uma reflexão critica focada na supervisão de estudantes internacionais: uma estratégia em desenvolvimento
Author: Lopes, Betina
Quintão, Carlota
Diogo, Sara
Keywords: Supervisão
Intercompreensão
Internacionalização do ensino superior
Método Symfos
Issue Date: Dec-2020
Publisher: UA Editora
Abstract: Symfos corresponde a um método de trabalho com aplicações ao nível do aconselhamento (counselling), do apoio ao trabalho colaborativo e também da pedagogia (Schneider, 2011). Tem como matriz fundamental o trabalho com símbolos físicos (Figura 1) e um conjunto específico de passos onde um sistema de pares funciona como suporte ao longo das sessões de trabalho e, desejavelmente, para lá das mesmas. O método tem por base um conjunto de princípios, tais como, uma abordagem centrada no indivíduo, sistémica e desenvolvimentista, orientada para a procura de soluções e mobilização de recursos. Neste método, que integra sete passos específicos, culminando com a definição de um plano de ação individual para a pessoa que constitui o foco da intervenção, os símbolos são mediadores e catalisadores dos objetivos e das questões a serem trabalhadas por cada pessoa, afastando-se de abordagens que atribuem representações pré-definidas ou universais aos sentidos ou significados dos objectos (símbolos) utilizados. O método está numa fase de desenvolvimento e teste no âmbito de parcerias estratégicas internacionais tais como o Projectos Erasmus+ KA 2 para a orientação e acompanhamento de jovens. Em Portugal o seu desenvolvimento está a ser realizado pela Associação A3S, uma associação sem fins lucrativos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e pelo ISCAP/Instituto Politécnico do Porto. Os principais resultados deste processo de investigação e desenvolvimento podem ser consultados em Symfos for Success (http://www.symfos.eu/) e Symfos for Youth Care (https://www.symfos-youth.eu/pt/). As elevadas potencialidades que o método, na sua fase experimental, tem revelado, revestem-se de particular interesse na sua aplicação a outros contextos pedagógicos, tais como a promoção do desenvolvimento profissional de supervisores/orientadores científicos ao nível do ensino superior, mais especificamente através da sua utilização para a dinamização de momentos de reflexão critica focada na supervisão de estudantes internacionais. O método Symfos pode, por exemplo, constituir-se como uma estratégia para a problematização e desconstrução de auto e hétero-representações e ainda falhas de comunicação que interferem na execução do trabalho investigativo elaborado no âmbito de uma relação de supervisão científica (1º, 2º ou 3º ciclo do ensino superior). Neste sentido, constituiu-se um grupo colaborativo de investigação-acção que visa a criação de sinergias entre a academia e as ONGs, instituições com larga experiência na área da cooperação internacional para o desenvolvimento ao nível da educação, com o objetivo de explorar as potencialidades do métodos Symfos ao nível da promoção da intercompreensão em contextos de supervisão científica envolvendo estudantes internacionais. Pretende-se ainda contribuir para a minimização de discursos e acções (ainda que muitas vezes de forma não intencionada) neocolonialistas na academia (Manathunga et al., 2017). Estes desafios tem sido igualmente debatidos por investigadores, a trabalhar em universidades públicas portuguesas e envolvidas na supervisão de estudantes internacionais na área das Ciências Sociais (Lopes & Diogo, 2020), enfatizando a importância de investir em estratégias metodológicas de reflexão e (inov)ação na supervisão de trabalhos académicos de estudantes internacionais, desde o 1.º ao 3.º ciclo do ensino superior. A supervisão em Educação implica, também, o desenvolvimento profissional daquele que desempenha o papel de orientador/supervisor no sentido de potenciar o sucesso e bem estar dos/as estudantes que acompanham. Por fim, considerando que o número de estudantes internacionais, incluindo de países de língua oficial Portuguesa (PLOP), em Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas nas últimas décadas aumentou significativamente (PORDATA, 2016), esta comunicação visa: (i) problematizar a transferibilidade do método Symfos para o domínio do desenvolvimento profissional dos supervisores científicos, em particular no âmbito da supervisão de estudantes internacionais no Ensino Superior; (ii) contribuir de uma forma mais ampla para os debates em torno da educação, e da supervisão, para a transformação social.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/32297
DOI: 10.34624/gm7z-7b14
ISBN: 978-972-789-664-6
Publisher Version: http://supervisao2020.web.ua.pt/
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações



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