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http://hdl.handle.net/10773/32195
Title: | Melhoria do rendimento operacional nas linhas L1/L2 cárter intermédio |
Author: | Antunes, Filipe José Abrantes |
Advisor: | Completo, António |
Keywords: | Renault Cacia Cárter intermédio Melhoria contínua |
Defense Date: | 27-Jul-2021 |
Abstract: | O estágio curricular realizado no Departamento de Componentes Mecânicos
da Renault Cacia, teve por objetivo aumentar o rendimento operacional (RO)
das linhas L1/L2 do cárter intermédio (Semelle).
Numa primeira fase efetua-se uma apresentação, descrição e contextualização
da empresa na qual foi desenvolvido o presente relatório de estágio.
Numa segunda fase realiza-se um enquadramento teórico necessário à
realização do trabalho, nomeadamente ao funcionamento dos motores de
combustão interna, no qual faz parte constituinte o cárter intermédio produzido
nas linhas L1/L2.
Numa terceira fase descrevem-se as atividades desenvolvidas no decorrer do
estágio. Assim, primeiramente analisa-se o processo produtivo e a
organização das linhas L1/L2. Posteriormente, analisa-se o estado do RO, com
o intuito de identificar as três principais causas do não rendimento operacional
(NRO), nomeadamente a falta de peças maquinadas na L1, a retirada de
peças da linha para o controlo de conformidade BDL (Bordo de Linha) sem
reposição e as falhas no teste de estanquidade. Continuamente, de acordo
com as três principais causas do NRO encontradas, foram apresentadas ações
de melhoria de forma a colmatar os mesmos, com o auxílio da ferramenta de
melhoria contínua, o ciclo PDCA (planear, implementar, controlar e agir).
Adicionalmente realiza-se a otimização do processo de controlo BDL e
analisam-se as ações de valor não acrescentado existentes, com o intuito de
mitigar as mesmas.
Por fim, apresentam-se os resultados obtidos do RO após a implementação
das ações de melhoria, sendo que estas ações foram significativas uma vez
que esses resultados demonstraram uma subida notória.
Em suma, o trabalho desenvolvido permitiu melhorar o RO das linhas L1/L2 do
cárter intermédio, bem como otimizar os processos de controlo. This curricular internship report was carried out at the Mechanical Components Department of Renault Cacia and aims to increase the operational efficiency (RO) of the L1/L2 lines of the intermediate crankcase (Semelle). In the first phase, a presentation, description, and contextualization of the company are made. In the second phase, a theoretical framework necessary to carry out the work is performed, namely the functioning of the internal combustion engines, in which the intermediate crankcase produced in the L1/L2 lines is a constituent part. In the third phase, the activities developed during the internship are described. Firstly, the production process and the organization of the L1/L2 lines are analyzed. Subsequently, the state of the RO is analyzed, to identify the top 3 of non-operating performance (NRO), namely the lack of machined parts in L1, the removal of parts from the line for the control of BDL compliance (Board of Line) without replacement and leak test failures. Continuously, according to the top 3 of the NRO found, improvement actions were presented to overcome them, with the help of the continuous improvement tool, the PDCA cycle (plan, do, check and act). Additionally, the optimization of the BDL control process is carried out and the existing non-added value actions are analyzed, aiming to mitigate them. Finally, the RO results obtained after the implementation of the improvement actions are presented, and these actions were significant since these results revealed a notable rise. In short, the work developed allowed to improve the RO of the L1/L2 lines of the intermediate crankcase, as well as to optimize the control processes. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/32195 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEM - Dissertações de mestrado |
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