Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31976
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBoné, Mariapt_PT
dc.contributor.authorLoureiro, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.authorBonito, Jorge Manuel Rodriguespt_PT
dc.date.accessioned2021-09-02T09:14:15Z-
dc.date.available2021-09-02T09:14:15Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn1807-1600pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/31976-
dc.description.abstractEm alguns países, a educação de crianças em suporte básico de vida (SBV) é obrigatória, enquanto em muitos outros existem apenas iniciativas locais e regionais. Este trabalho objetiva conhecer fatores facilitadores e barreiras à aprendizagem de SBV e competências reveladas por alunos sujeitos à aprendizagem e treino de SBV, em países europeus, com base na revisão da literatura disponível. Foram analisados 29 artigos. Pode concluir-se que: a) as crianças apresentam-se recetivas e entusiasmadas, tornando a aprendizagem eficaz, com benefícios sociais, podendo ser multiplicadoras do ensino; b) os professores treinados podem ensinar tão eficazmente quanto os profissionais de saúde; c) a idade ideal para o início do ensino de compressões torácicas é cerca dos 12 anos; d) a proporção de espetadores treinados aumentará com a educação escolar.pt_PT
dc.description.abstractIn some countries, basic life support (BLS) for children education is mandatory, while in many countries there are only local and regional initiatives. The objective of this work is to know the competences revealed by students subject to BLS learning in European countries, based on a review of available literature. We analyzed 29 articles. It can be concluded that: a) the children are receptive and enthusiastic, making learning effective, with social benefits, and can be multipliers of teaching; b) trained teachers can teach as effectively as health professionals; c) the ideal age for beginning the teaching of chest compressions is about 12 years old; d) the proportion of trained bystanders will increase with school education.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Federal do Rio Grande do Nortept_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00194%2F2013/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectSuporte básico de vidapt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectEspetadorpt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectEmpoderamentopt_PT
dc.titleSuporte básico de vida na escola: o relato da evidênciapt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage1pt_PT
degois.publication.issue36pt_PT
degois.publication.lastPage21pt_PT
degois.publication.titleRevista Holospt_PT
degois.publication.volume6pt_PT
dc.identifier.doi10.15628/holos.2020.8959pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bone_Loureiro_Bonito.pdf449.94 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.