Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31927
Title: O desenvolvimento de uma app para Educação em Ciências envolvendo diferentes intervenientes
Author: Tavares, Rita
Vieira, Rui Marques
Pedro, Luís
Keywords: Educational Design Research
Aplicação Móvel
Educação em Ciências
Educational Data Mining
Issue Date: 2019
Publisher: U.Porto Edições
Abstract: A proposta apresentada visa partilhar de que forma os intervenientes no estudo “Desenvolvimento de uma aplicação móvel para Educação em Ciências integrando um framework de exploração de dados educacionais” baseado em Educational Data Mining (EDM) contribuíram para a investigação, explicitando as técnicas e os instrumentos implementados e os produtos de investigação. Para tal, adotou-se a abordagem metodológica Educational Design Research, que prevê métodos mistos, diversas técnicas de recolha de dados e a participação de diferentes intervenientes, organizando a investigação em três fases interativas e iterativas: Estudo preliminar, Fase de prototipagem e Fase de avaliação (Plomp & Nieveen, 2013). No Estudo preliminar implementou-se um inquérito por questionário a professores do 1.º CEB (n=118), com vista à delimitação da aplicação móvel (app). Os dados foram alvo de análise estatística descritiva e análise de conteúdo dedutiva, apurando-se que a app será desenvolvida para (i) alunos do 4.º ano; (ii) para a temática Corpo Humano; (iii) prevendo animações, jogos, simulações, quizzes e áreas informativas; (iv) seguindo as abordagens Inquiry-Based Science Education, BSCS 5Es e Universal Design for Learning, com vista ao desenvolvimento de competências científicas suportado por (v) feedback formativo, recomendações e ajudas em tempo real, gerados pela app a partir do framework de EDM integrado. Com base nos dados recolhidos implementou-se uma atividade de escrita e desenho criativos junto do público-alvo (n=25), com vista à definição do conceito da app: (vi) abordagem à área temática; (vii) subtemáticas; (viii) personagens da app; e (ix) ambientes gráficos; sendo os dados alvo de análise de conteúdo indutiva. Com base na definição das componentes de gestão das aprendizagens (v), definiu-se e validou-se junto de Especialistas da Didática das Ciências e Tecnologia Educativa a Estrutura relacional da framework de EDM, i.e., as questões “colocadas” ao sistema e os eventos lidos pela app através dos métodos e técnicas de EDM adotados. Por último, realizou-se o levantamento do Estado da Arte de apps para Educação em Ciências, definindo-se a partir de análise documental as especificações gráficas e funcionais da app: principais ecrãs, botões e funcionalidades. Na Fase de prototipagem implementou-se uma sessão de focus group com Especialistas em User Experience, validando-se as especificações gráficas e funcionais da app e definindo-se o wireframe da app a partir da análise de conteúdo indutiva dos dados. Com recurso a análise documental definiram-se as especificações didáticas da app (conteúdos educativos a abordar; objetivos de aprendizagem; e aprendizagens esperadas com a exploração da app), desenhando-se os scripts e os storyboards dos conteúdos. Por último, definiu-se a Árvore de decisões da framework de EDM, i.e., de que forma a app responde às ações dos alunos com vista ao desenvolvimento de competências científicas e à autorregulação das aprendizagens. Na Fase de avaliação optar-se-á por avaliar o protótipo da app junto do público-alvo recorrendo à testagem e inquérito por questionário, e de Especialistas da Didática das Ciências, Tecnologia Educativa e Cientistas de Dados com recurso à validação. O uso das diversas técnicas de recolha de dados e a participação dos diferentes intervenientes permitiu fundamentar as opções dos autores, dando à investigação uma maior robustez investigativa e uma maior riqueza em termos de produtos finais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31927
DOI: 10.24840/978-989-746-198-9
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações
DigiMedia - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
01_RT.pdf10.66 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.