Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/31902
Title: | Estratégias de gamificação com Realidade Aumentada no Parque Infante D. Pedro para uma aprendizagem ao nível das atitudes de conservação da natureza |
Author: | Rodrigues, Rita Pombo, Lúcia Neto, Teresa |
Keywords: | EduPARK Gamificação Mobile-learning Realidade Aumentada |
Issue Date: | Dec-2019 |
Publisher: | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
Abstract: | A gamificação tem sido explorada na educação com vista a proporcionar aprendizagens originais e atrativas atendendo ao seu potencial na consolidação de conhecimentos e desenvolvimento de várias competências. Este estudo nasce na sequência da investigação realizada num curso de Mestrado no âmbito do qual se desenvolveu uma experiência com alunos, em contextos de educação formal indoor e outdoor, articulada com o Projeto EduPARK. Neste primeiro estudo procurou-se minimizar dificuldades sentidas na aprendizagem da Matemática e de Estudo do Meio motivando os alunos através da exploração de um Guião integrado na app EduPARK. Os resultados apontam que os contextos de aprendizagem outdoor dão significado aos conhecimentos que os alunos já adquiriram e proporcionam novas aprendizagens. Tendo como base os resultados obtidos, deu-se continuidade a esta boa prática através da investigação a ser desenvolvida no âmbito do Programa Doutoral em Multimédia em Educação, mantendo-se a articulação com o EduPARK. Irá criar-se um Guião Educativo interdisciplinar, criativo e original, integrado na app EduPARK sob a forma de jogo, com recurso a realidade aumentada. Pretende-se que os alunos desenvolvam aprendizagens de forma contextualizada potenciando a relação entre o aluno, o meio e as aprendizagens. Espera-se, ainda, que a exploração do guião se revele um contributo no processo de construção de conhecimento para o desenvolvimento de valores e atitudes de conservação da natureza. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31902 |
ISBN: | 978-989-8756-23-7 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Capítulo de livro |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.