Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31862
Title: EduPARK - jogo interativo outdoor com realidade aumentada: satisfação de alunos de Ciências Naturais
Other Titles: EduPARK - an interactive outdoor game with augmented reality: satisfaction of Natural Science students
EduPARK - juego interactivo al aire libre con realidad aumentada: satisfacción de los estudiantes de Ciencias Naturales
Author: Gomes, Maria Luísa Ribeiro
Pombo, Lúcia
Marques, Margarida M.
Keywords: Projeto EduPARK
Satisfação
Tecnologias móveis
Ar livre
Guião Educativo
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Abstract: O artigo reporta um estudo de mestrado em Biologia Aplicada desenvolvido no âmbito do projeto EduPARK. Pretende-se analisar a satisfação de alunos de uma turma do 8º ano em relação à estratégia de ensino adotada (jogo educativo interativo suportado por tecnologias móveis e realidade aumentada num contexto de aprendizagem ao ar livre). Desenvolveu-se e implementou-se um Guião Educativo incluído na aplicação EduPARK, baseado nas metas curriculares de Ciências Naturais do 8º ano. Realizou-se um estudo de caso, com recolha de dados por observação e inquirição por questionário. Os resultados mostram que o uso da aplicação móvel EduPARK, e o facto de possibilitar a realização de atividades em contexto de aprendizagem formal em ambientes ao ar livre, aliada a tecnologias digitais, promovem a atenção e o interesse dos alunos para a aprendizagem de Ciências Naturais. Os alunos revelaram uma perceção positiva em relação ao valor educativo da aplicação.
This article reports a Master's study in Applied Biology developed within the scope of the EduPARK project. It is intended to analyze the satisfaction of an 8 th grade class of students regarding the teaching strategy implemented (interactive educational game supported by mobile and augmented reality technologies in an outdoor learning context). An Educational Guide included in the EduPARK app was developed and implemented, based on the Natural Sciences curriculum for the 8th grade. A case study was conducted, with data collection based on observation and questionnaire inquiry. The results show that the use of the EduPARK mobile app, and the fact that it allows to undertake activities in formal learning context in outdoor environments, combined with digital technologies, promotes students’ attention and interest in learning Natural Sciences. Students revealed a positive perception regarding the educational value of the app.
El artículo informa de estudio de maestría en Biología Aplicada desarrollado dentro del proyecto EduPARK. Su objetivo es analizar la satisfacción de estudiantes de una clase de 8º año en relación a la estrategia de enseñanza adoptada (juego educativo interactivo compatible con tecnologías móviles y realidad aumentada en un contexto de aprendizaje al aire libre). Se implementó un Guion Educativo desarrollada en la aplicación EduPARK, basada en el plan de estudios de 8º año de Ciencias Naturales. Se llevó a cabo un estudio de caso, con recopilación de datos por observación y cuestionario. Los resultados muestran que el uso de la aplicación EduPARK y el hecho de que permite actividades en contexto formal al aire libre, combinados con tecnologías digitales, promueven la atención e interés de los estudiantes en el aprendizaje de las Ciencias Naturales. Los estudiantes revelaron una percepción positiva con respecto al valor educativo de la aplicación.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31862
ISSN: 2184-7436
Publisher Version: https://apeducrevista.utad.pt/index.php/apeduc/article/view/116
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APEduC_Artigo.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.