Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31854
Title: Podem as aulas de ciências promover a criatividade? Desafios da prática profissional
Author: Rocha, Joana
Sá-Pinto, Xana
Costa, Cecília
Lopes, J. Bernardino
Keywords: Criatividade
1.º ciclo do ensino básico
Práticas de ensino de ciências
Issue Date: 2019
Publisher: Instituto Politécnico de Bragança
Abstract: O desenvolvimento de capacidades científicas, tecnológicas e de criatividade revelam-se cada vez mais importantes para os alunos do século XXI. Ora, uma das seis competências do século XXI que tem sido objeto de vários estudos é a criatividade. Neste contexto, colocamos a seguinte questão: Como é que uma professora do ensino básico desenvolve a criatividade nos alunos na sua prática de ensino em sala de aula no contexto de aulas de ciências? De modo a responder a esta questão de investigação, analisamos as práticas de ensino de uma professora do 1.º ciclo do ensino básico numa aula de ciências experimentais para perceber de que forma estas podem contribuir para desenvolver a competência de criatividade. A recolha de dados foi feita através da gravação da aula, da recolha de notas de campo, da entrevista à docente, dos recursos e das produções dos alunos. Para a organização dos dados recorremos à elaboração de uma narração multimodal e, posteriormente, através da análise de conteúdo. Para analisar os dados recolhidos foram consideradas as dimensões sobre o ensino para a criatividade, para permitir a análise de práticas docentes em relação à promoção da criatividade dos alunos. Com este estudo concluímos que as práticas de ensino desta professora apresentam traços contraditórios para desenvolver a competência de criatividade em alunos do 1.º ciclo. Será necessário estender o estudo no sentido de se verificar se é uma tendência generalizada e perceber de que forma se poderá promover práticas mais efetivas para o desenvolvimento da criatividade dos alunos.
The development of scientific, technological and creative capacities are becoming increasingly important for the 21st century students. However, one of the six competences of the twenty-first century that has been object of several studies is the creativity. In this context, we ask the following question: How does a primary school teacher develop creativity in students in her classroom in the context of science classes? In order to answer this question of investigation, we analyze the teaching practices of a primary school teacher in an experimental science class to understand how these can contribute to develop the creativity competence. The data collection was done through the recording of the class, the collection of field notes, the interview to the teacher, the resources and the productions of the students. In order to analyze the collected data, we considered the dimensions on teaching for creativity, to allow the analysis of teaching practices in relation to the promotion of students' creativity. For the organization of the data we used the elaboration of a multimodal narration and, later, through the content analysis. With this study we conclude that the teaching practices of this teacher present contradictory traits to develop the competence of creativity in primary school students. It will be necessary to extend the study in order to verify if it is a generalized trend and to perceive in what way it will be possible to promote more effective practices for the development of the students' creativity.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31854
DOI: 10.34620/incte.2019
ISBN: 978-972-745-259-0
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoanaRios_et_al_incte2019_atas-1.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.