Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/31850
Title: | Arte e ciência no ensino interdisciplinar das ciências |
Other Titles: | Art and Science in interdisciplinary science teaching Arte y ciencia en la enseñanza interdisciplinariade la ciencia |
Author: | Cachapuz, António |
Keywords: | Ciência Arte Interdisciplinaridade Ensino das Ciências |
Issue Date: | 31-Jul-2020 |
Publisher: | Instituto Federal de São Paulo (IFSP) |
Abstract: | Um modo possível de nos tornarmos mais humanos é através de uma visão dialógica entre a Arte e
Ciência em contraponto com a visão segmentada e hierárquica do conhecimento. Tendo como referência as ideias
de Morin sobre a complexidade do conhecimento, o estudo visa promover uma perspetiva diferente das relações
entre Arte e Ciência e do modo como essa nova perspetiva pode ser explorada no ensino interdisciplinar das
ciências. Após uma reflexão epistémica sobre o tema, apresentam-se exemplos oriundos da pesquisa sugerindo
pistas de trabalho para apoiar os professores de ciências numa reconfiguração interdisciplinar do seu ensino. A possible way to become more human is through a dialogical view between Art and Science in contrast to the segmented and hierarchical view of knowledge. Based on Morin´s ideas about the complexity of knowledge, the study aims to promote a different perspective of the relations between Art and Science and how this new perspective can be explored in interdisciplinary science teaching. After an epistemic reflection on the subject, examples from the research suggesting work clues are presented to support science teachers in an interdisciplinary reconfiguration of their teaching. Una maneraposible de ser más humano es a través de una visión dialogada entre arte y cienciaen contraste con la visión segmentada y jerárquica delconocimiento. Basado en las ideas de Morin sobre la complejidaddelconocimiento, el estudiotiene como objetivo promover una perspectiva diferente de las relaciones entre Arte y Ciencia y cómo esta nuevaperspectiva se puede explorar en la enseñanzainterdisciplinaria de la ciencia. Después de una reflexión epistémica sobre el tema, se presentanejemplos de la investigacióny pistas de trabajo para apoyar a los profesoresen una reconfiguración interdisciplinaria de suenseñanza. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/31850 |
ISSN: | 2675-4258 |
Publisher Version: | https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/89 |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
89-Texto do Artigo-267-1-10-20200731.pdf | 431.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.