Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31841
Title: Estratégias didático-pedagógicas para inovar no ensino das ciências: desconstruindo conceções alternativas de ciências
Author: Seabra, Mónica
Franco, Amanda
Vieira, Rui Marques
Keywords: Conceções alternativas
Ensino básico
Estratégias didáticopedagógicas
Orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade/Pensamento Crítico
Issue Date: 2019
Publisher: Instituto Politécnico de Santarém
Abstract: A promoção e o desenvolvimento de competências essenciais na escola e na vida podem ser consideradas práticas de ensino-aprendizagem inovadoras. Estas, ao fomentarem explícita e intencionalmente o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e a comunicação – os quatro pilares da aprendizagem significativa –, podem ajudar a promover tais competências. Neste artigo, partilham-se estratégias didático-pedagógicas a serem utilizadas nas práticas das Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico, para a identificação, análise e desconstrução de conceções alternativas de Ciências, no quadro mais amplo de uma abordagem Ciência-TecnologiaSociedade/Pensamento Crítico (CTS/PC). Propõem-se exemplos de tais estratégias (nomeadamente, concept cartoons, participação de cientista convidado, construção de mapa de conceitos e controvérsia sociocientífica), apresentados no contexto de uma sequência didática, da autoria dos autores, adaptados às aprendizagens essenciais deste ciclo de estudo. Após escolhido o tema organizador das aprendizagens essenciais da área e ano pretendidos (Ciências Naturais do 5.º ano), a sequência didática foi construída tendo em vista a inclusão de estratégias didático-pedagógicas especificamente orientadas à promoção do pensamento crítico dos alunos, para a identificação, análise e desconstrução de conceções alternativas de Ciências, nomeadamente no que concerne fatores que colocam em perigo a biodiversidade local, que medidas de prevenção podem ser tomadas e como podem os alunos posicionar-se criticamente face a esses temas. Através de tais práticas pedagógicas inovadoras, os professores podem inovar na sala de aula e criar impactes dentro e fora dela.
The promotion and development of essential skills in school and in life may be considered innovative teaching-learning practices. Such innovative practices, by fomenting explicitly and intentionally critical thinking, creativity, collaboration and communication – all four pillars of significant learning –, may help to promote those skills. In the present paper, we share didactic-pedagogical strategies that may be used in teachers’ practices in Sciences in the 2 nd Cycle of Primary Education, for the identification, analysis, and deconstruction of alternative conceptions in Science, in the wider frame of a Science-Technology-Science/Critical Thinking (STS/CT) approach. We propose examples of such strategies (namely, concept cartoons, the participation of an invited guest, the construction of concept maps, and socio-scientific controversy), which are presented in the context of a didactic sequence from our own authorship, and which were adapted to the essential learnings of this study cycle. After selecting the organizing topic of the essential learnings of the area and year we were interested in (5th grade Natural Sciences), the didactic sequence was designed to include didactic-pedagogical strategies specifically aimed at promoting students’ critical thinking. This for the identification, analysis and deconstruction of alternative conceptions of Science, namely in concern to factors that jeopardize local biodiversity, prevention measures that may be adopted, and how can students critically take a stand on such topics. Through such innovative pedagogical practices, teachers may innovate in their classroom and create impacts inside and outside it.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31841
DOI: 10.25755/int.18791
ISSN: 1646-2335
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
01_AF.pdf414.73 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.