Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31832
Title: A formação continuada na Universidade: professores formadores e professores formandos
Other Titles: Continuing education at the University: teachers trainers and teachers trainees
Author: Oliveira, Gisela Guedes Duarte Silva de
Machado, Jane do Carmo
Keywords: Formação continuada
Professores formadores
Interação colaborativa
Pedagogia
Metodologia
Issue Date: 25-Sep-2019
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo, decorrente de pesquisa concluída, apresenta as contribuições da formação continuada de professores formadores do ensino superior para a implementação de uma proposta inovadora de formação em um curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO - baseada na Metodologia por Projetos de Trabalho. Discuti-se como a formação continuada e em serviço de professores que atuam na licenciatura em Pedagogia, dinamizada pelo coordenador pedagógico como professor formador, pode potencializar a prática pedagógica desses professores especialmente no que se refere às exigências da nova proposta do curso. Os dados são decorrentes de observações realizadas durante a formação continuada e em serviço de professores formandos e professor formador e de questionários. Dos resultados pode-se inferir, especialmente, que esses momentos coletivos de partilha e de construção do planejamento entre os professores formandos e a coordenadora pedagógica possibilitaram a reorganização do trabalho pedagógico a partir de reflexões, de troca de experiências e de saberes. Os resultados revelaram que há um esforço por parte dos envolvidos, professores formandos e professor formador, em transformar a forma de ensinar, baseada na Metodologia por Projetos de Trabalho, para alcançar uma aprendizagem mais significativa por parte dos licenciandos em Pedagogia. Evidenciaram ainda que esse movimento formativo coletivo que acontece no locus de trabalho concomitantemente com a implementação de uma nova proposta para o curso de Pedagogia é imprescindível para a promoção de mudanças e de transformações significativas no próprio trabalho docente.
This study, based on a completed research, presents the contributions of the continuing education of higher education teachers for the implementation of an innovative proposal of training in a course of Pedagogy of the University Center Serra dos Órgãos - UNIFESO - based on the Work Project Methodology. It discusses how the continuing and in-service training of teachers who work in the Pedagogy course, held on by the pedagogical coordinator as teacher trainer, can potentialize the pedagogical practice of these teachers especially with regard to the requirements of the new course proposal. The data are derived from observations made during the in-service and continuing training of trainee teachers and teacher trainer and questionnaires. From the results it can be inferred, especially, that these collective moments of sharing and construction of the planning between professors and the pedagogical coordinator made possible the reorganization of the pedagogical work through reflections, exchange of experiences and knowledge. The results revealed that there is an effort on the part of those involved, teachers in training and teacher trainer, to transform the way of teaching, based on the Work Project Methodology, to achieve a more meaningful learning by the Pedagogy’s students. They also demonstrated that this collective training movement that takes place in the work locus concomitantly with the implementation of a new proposal for the Pedagogy course is essential for the promotion of changes and significant transformations in the teaching work itself.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31832
DOI: 10.34624/id.v11i3.4855
ISSN: 1647-3582
Publisher Version: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4855
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Indagatio Didactica - Oliveira; Machado.pdf231.81 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.