Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31829
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Betinapt_PT
dc.contributor.authorTomaz, Carlota Fernandespt_PT
dc.contributor.authorFerreira, Carlapt_PT
dc.date.accessioned2021-08-13T18:16:42Z-
dc.date.available2021-08-13T18:16:42Z-
dc.date.issued2020-06-
dc.identifier.issn1984-5499pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/31829-
dc.description.abstractNeste artigo apresentam-se os resultados de uma avaliação externa realizada a cinco centros de formação de professores da zona centro de Portugal. Problematiza-se em particular o trabalho desenvolvido pelas respetivas equipas responsáveis pela monitorização e supervisão interna dos planos de formação implementados, partindo-se de três critérios-chave: qualificação da equipa, estratégia de recolha de dados no âmbito da monitorização/supervisão e efeitos da supervisão interna. A recolha de dados inclui análise documental, inquérito por entrevista e por questionário. Os resultados apontam, sobretudo, para a necessidade de reconceptualização da avaliação enquanto processo e não (apenas) enquanto produto, numa perspetiva formativa e transformadora. Por fim, são delineadas um conjunto de recomendações específicas para diferentes atores profissionais envolvidos na formação de professores.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents the results of an external evaluation carried out on five teacher training centers in central Portugal. The work carried out by the teams responsible for the monitoring and internal supervision of the training plans is discussed, based on three key criteria: team qualification, data collection strategy in the scope of supervision monitoring process and corresponding effects. Data gathering includes document analysis, interviews and questionnaires. The main findings point to the need in reconceptualising the concept of evaluation as a process and not (only) as a product, towards a transforming perspective. Finally, a set of specific recommendations are outlined for different professional actors involved in teacher education.pt_PT
dc.description.abstractEste artículo presenta los resultados de una evaluación externa realizada en cinco centros de formación de profesores en el centro de Portugal. En particular, se cuestiona el trabajo realizado por los respectivos equipos responsables del monitoreo y la supervisión interna de los planes de capacitación implementados, a partir de tres criterios clave: calificación del equipo, estrategia de recolección de datos en el ámbito del monitoreo / supervisión y los efectos de mismo. La recopilación de datos incluye análisis de documentos, encuesta por entrevista y cuestionario. Los resultados apuntan, sobre todo, a la necesidad de reconceptualizar la evaluación como un proceso y no (solo) como un producto, en una perspectiva formativa y transformadora. Finalmente, se describe un conjunto de recomendaciones específicas para diferentes actores profesionales involucrados en la formación de profesores.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherColégio de Aplicação João XXIII, Universidade Federal de Juiz de Forapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectFormação contínuapt_PT
dc.subjectAvaliação externapt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectSecção de Formação e Monitorizaçãopt_PT
dc.titleDa avaliação externa à supervisão interna: um olhar sobre centros de formação contínua de professorespt_PT
dc.title.alternativeFrom external assessment to internal supervision: a view of recurrent training centres for teacherspt_PT
dc.title.alternativeDe la evaluación externa a la supervisión interna: una mirada sobre centros de formación continua de profesorespt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage359pt_PT
degois.publication.issue2pt_PT
degois.publication.lastPage378pt_PT
degois.publication.titleInstrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educaçãopt_PT
degois.publication.volume22pt_PT
dc.identifier.doi10.34019/1984-5499.2020.v22.30869pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
30869-Texto do artigo-123644-1-10-20200630.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.