Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31695
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSá, Cristina Manuelapt_PT
dc.contributor.authorMesquita, Lucianapt_PT
dc.date.accessioned2021-07-28T16:30:53Z-
dc.date.available2021-07-28T16:30:53Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn0104-4060pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/31695-
dc.description.abstractO estudo a que este texto se reporta visava, numa primeira fase, identificar as representações de futuras educadoras de infância e professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a educação global e, posteriormente, caracterizar a forma como estas representações se refletiam na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da Educação em Português como língua materna. No âmbito de uma Unidade Curricular (UC) de um mestrado profissionalizante de Bolonha, foram recolhidos e analisados dados provenientes de um questionário aplicado no início do semestre (representações iniciais) e de uma reflexão escrita individual entregue no final do percurso (representações finais), assim como sete planificações e respectivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva de educação global (desempenho). Neste texto, apresentamos uma análise cruzada de todos estes dados. A partir disso, concluiu-se que o percurso vivenciado na UC alterou a forma como as estudantes encaravam a educação global, embora tenha-se registado a dificuldade em operacionalizar esse conceito em articulação com o ensino e aprendizagem da língua materna.pt_PT
dc.description.abstractThe study in this paper aimed, on the one hand, to identify future early educators and primary school teachers’ representations on global education, and, on the other hand, to analyze the influence of such representations on the promotion of teaching/learning situations in Portuguese language education as a mother tongue. Within a Course Unit of a Professional Teaching Master’s degree, answers to a questionnaire applied at the beginning of the semester (initial representations) and individual written reflections presented at the end of it (final representations), as well as seven lesson plans oriented towards the development of oral and written communication skills in Portuguese from a global perspective and their respective theoretical frameworks (performance) were analyzed. In this paper, the results from all these analyses are crossed, concluding that attending the classes of the Course Unit changed the students’ beliefs concerning global education, although such students reported difficulties in what comes to promote this perspective within the teaching/learning of Portuguese as a mother tongue.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade Federal do Paranápt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00194%2F2020/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação globalpt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectRepresentações sociaispt_PT
dc.subjectPlanificações de ensinopt_PT
dc.subjectLíngua maternapt_PT
dc.titleEducação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativopt_PT
dc.title.alternativeGlobal education through teaching/learning Portuguese as a mother tongue: a formative journeypt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage1pt_PT
degois.publication.lastPage22pt_PT
degois.publication.titleEducar em revistapt_PT
degois.publication.volume26pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/0104-4060.61731pt_PT
dc.identifier.essn1984-0411pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61731-296468-1-PB.pdf390.19 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.