Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/31669
Title: Ensino Superior e perfil dos alunos para o séc. XXI
Author: Sá, Cristina Manuela
Keywords: Competências essenciais
Cidadania
Escolaridade obrigatória
Ensino Superior
Issue Date: 2019
Publisher: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Este texto apresenta uma reflexão sobre as possíveis afinidades entre documentos de natureza política e educativa que procuram definir competências essenciais e transversais – a desenvolver nomeadamente no âmbito da educação formal através de projetos que favoreçam a interação entre as diversas áreas curriculares – para promover a adaptação à sociedade do séc. XXI, em constante mutação, e o exercício de uma cidadania ativa e crítica. A partir da análise e do confronto de dois documentos atuais desta natureza (o Perfil dos alunos para o séc. XXI, documento português destinado à escolaridade obrigatória, e um relativo aos descritores de Dublin, destinado ao Ensino Superior) foi possível constatar que, efetivamente, há semelhanças entre as competências cujo desenvolvimento é recomendado. Com o propósito de determinar de que forma essas competências podem ser desenvolvidas no Ensino Superior, procedemos à análise do guião de uma unidade curricular de um curso de segundo ciclo de Bolonha, que procura pôr o aluno no centro do processo educativo. De seguida, os resultados dessa análise foram cruzados com os de um estudo anterior da mesma natureza, cujas conclusões temos divulgado mediante publicações de diversos tipos. Constatámos que é possível desenvolver esse tipo de competências no Ensino Superior, mas que esse esforço pode ser prejudicado por conceções muito conservadoras dos estudantes sobre o processo educativo.
This text presents a reflection on possible affinities between political and educational documents, which try to define essential and transversal competences – to be developed namely within formal education through projects which favor the interaction between the several content areas – in order to promote the adaptation to the ever changing society of the 21st century and the exercise of an active and critical citizenship. The comparative analysis of recent documents of this nature (a recent Portuguese document that defines the profile of the pupils for the 21st century, concerning compulsory education, and another document on the Dublin descriptors, intended for Higher Education) showed that there are indeed similarities between the competences which development is recommended. In order to determine how these competences can be developed in Higher Education, we analyzed the syllabus of a course included in a second cycle of studies of Bologna which tries to put the student in the center of the teaching/learning process. Then we compared the results of this analysis to the results of a previous study of the same nature, which conclusions we have been diffusing through several kinds of publications. We concluded that it is possible to develop that kind of competences within Higher Education, but also that the effort to do so may be negatively affected by the very traditional conceptions of the students on the teaching/learning process.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/31669
ISBN: 978-989-99775-5-6
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSa_Actas do XIV Congresso SPCE - Coimbra 20182.pdf396.74 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.