Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30902
Title: A aprendizagem ativa em matemática com recurso à tecnologia
Author: Reis, Alda Manuela da Costa Campos
Advisor: Descalço, Luís
Carvalho, Paula
Keywords: Inferência estatística
População
Amostra
Parâmetro
Valor médio
Desvio padrão
Intervalo de confiança
SIACUA
Defense Date: 13-Jul-2020
Abstract: O Ensino quer, em Portugal, quer na Europa tem vindo a sofrer algumas alterações. A mudança está enquadrada legalmente por um conjunto de normativos que nos regem desde 2018 com os quais temos que trabalhar nas escolas. Estes diplomas tem como base toda uma estratégia internacional para a Educação até 2030: Projeto Educação 2030, OCDE, 2016; Repensar a Educação, UNESCO, 2016; Resumo de Políticas, UNESCO, 2017. Desde os programas das disciplinas às práticas letivas, muitas têm sido as mudanças que a Escola tem sofrido ao longo dos anos. Uma das principais razões para estas modi cações está relacionada com algum insucesso existente ainda nos alunos. A falta de motivação e de interesse dos alunos pela aprendizagem tem condicionado a obtenção de sucesso nas várias disciplinas. No sentido de melhorar os resultados escolares, os Professores têm, ao longo dos anos, vindo a alterar as suas práticas letivas, adequando-as aos interesses, motivações e objetivos dos alunos. Este trabalho tem como objetivo a criação de recursos digitais para a Plataforma SIACUA no apoio ao Ensino da Inferência Estatística na disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais do décimo primeiro ano no ensino secundário. Assim, os conceitos de população, amostra, valor médio, desvio padrão e intervalo de confiança têm um papel fundamental neste estudo.
Teaching both in Portugal and in Europe has undergone some changes. The change is legally framed by a set of rules that govern us since 2018 with which we must work in schools. These legal documents are based on an international strategy for Education by 2030: Education Project 2030, OECD, 2016; Rethinking Education, UNESCO, 2016; Policy Summary, UNESCO, 2017. From subject programs to teaching practices, there have been many changes that the school has suffered over the years. One of the main reasons for these modifications is related to some student failure. Stu dents' lack of motivation and interest in learning has conditioned their success in the various subjects. In order to improve school results, teachers have, over the years, been changing their teaching practices, adapting them to the interests, motivations and goals of students. This work is based on the creation of digital resources for the SIACUA Platform to support the Teaching of Statistical Inference in the subject of Applied Mathematics to the Social Sciences of the eleventh year in secondary education. Therefore, this study was based on the concepts of population, sample, mean value, standard deviation and confidence interval.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30902
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DMat - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Alda_Reis.pdf3.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.