Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30623
Title: Caracterização do estado do ensino-aprendizagem da articulação no clarinete, em escolas oficiais de música do distrito de Aveiro
Author: Rocha, Beatriz Isabel Ferreira da
Advisor: Carvalho, Luís Filipe Leal de
Keywords: Articulação
Clarinete
Ensino do clarinete
Estratégias de ensino
Defense Date: 17-Jun-2020
Abstract: No âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, foi realizado um estudo que visou entender qual é o estado do ensino-aprendizagem da técnica da articulação no clarinete, mais especificamente em escolas oficiais de música do distrito de Aveiro. Para tal, elaboraram-se dois inquéritos e uma entrevista para clarinetistas que lecionam e estudam nas escolas do distrito supracitado. Através desta metodologia, procurou-se entender se está a ser dada a devida importância ao conteúdo em estudo, se o mesmo representa uma dificuldade, não só a nível da lecionação, como da aprendizagem, quais são as principais dificuldades dos alunos e, por último, que impacto esta técnica têm na aprendizagem do clarinete. Pela análise dos resultados, conclui-se que existe preocupação relativamente à articulação, mas não o suficiente para prevenir determinadas lacunas que podem prejudicar o percurso dos alunos. Sendo que a evolução e o desenvolvimento dos alunos depende de vários fatores performativos, sendo um deles a articulação, é necessário dotar estudantes e professores de conhecimento completo para que, não só os docentes possuam ferramentas suficientes para trabalhar em sala de aula, como os alunos consigam autorregular o seu estudo quando não estão a ser monitorizados pelos professores.
Within the scope of the Master Degree for Music Teaching of the University of Aveiro, was carried out one a study that aimed to understand what is the state of teaching and learning of the articulation technique in the clarinet, more specifically in the official music schools of the district of Aveiro. For this, two surveys and an interview were prepared for clarinetists who teach and study in the schools of the aforementioned district. Through this methodology, we sought to understand whether the content under study is being given due importance, whether it represents a difficulty, not only in terms of teaching, but also in terms of learning, what are the main difficulties of students and, finally, what impact does this technique have on the clarinet learning. From the analysis of the results, it is concluded that there is concern regarding the articulation, but not enough to prevent certain gaps that can harm the students' path. Since the evolution and development of students depends on several performative factors, one of which is articulation, it is necessary to provide students and teachers with complete knowledge so that, not only teachers have enough tools to work in the classroom, as students able to self-regulate their study when they are not being monitored by teachers.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30623
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Beatriz_Rocha.pdf5.28 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.