Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30578
Title: Brindes publicitários em impressão 3D: estágio na empresa Paul Stricker
Author: Vieira, Maria Alexandra Gaspar
Advisor: Sampaio, João Nunes
Ramos, António Manuel
Keywords: Brindes publicitários
Design de produto
Estágio
Impressão 3D
Paul Stricker
Defense Date: 29-Jul-2020
Abstract: O projeto elaborado na presente dissertação resultou da intenção da empresa Paul Stricker explorar os brindes publicitários em impressão 3D, para a qual alocaram uma posição de estágio. Sendo que o candidato(a) devia recorrer especificadamente à tecnologia FFF para a realização de produtos comercializáveis. A fase inicial permitiu a familiarização com a empresa, o seu modelo de negócio e o sector dos brindes publicitários, complementado pelos objetivos dos produtos e serviços afetos ao projeto 3D PRINT’ IN. Seguidamente foi realizado um estudo sobre as tecnologias de impressão 3D, incidindo nas que utilizam a matéria prima polimérica, de forma a ganhar mais conhecimento sobre o que existia no mercado. Este estudo foi mais pormenorizado relativamente à impressão 3D com a tecnologia FFF em particular sobre como projetar peças em impressão 3D em CAD e em Softwares Slicer. Após o conhecimento obtido e em brainstorming com os elementos do departamento de inovação foram selecionados oito produtos a desenvolver com potencial comercial e promissores no cumprimento dos requisitos previamente definido relativos ao tempo mínimo, custo mínimo e a apresentarem área de personalização. Após a conclusão desta tarefa foi realizada divulgação comercial destes produtos e do serviço de brindes em impressão 3D, juntamente com um compêndio interno para a operacionalização do método do serviço da oferta de impressão 3D. Ademais, foi elaborado outro produto (armação de óculos de sol) totalmente em impressão 3D, de forma a cumprir os requisitos definidos e respetivos testes mecânicos e análise dimensional e funcional mais detalhada. Os resultados obtidos, mesmo que possam ser alvo de futuras iterações, possibilitaram a demonstração da possibilidade de realização de brindes comerciais em impressão 3D. Com os resultados obtidos, este documento visa contribuir para a discussão do potencial de impressão 3D e sua inserção em contextos comerciais como o sector dos brindes publicitários.
The project elaborated in this dissertation resulted from the intention of the Paul Stricker company to explore advertising gifts in 3D printing, for which they allocated an internship position. The candidate should specifically use FFF technology to produce marketable products. The initial phase allowed familiarization with the company, its business model and the advertising gifts sector, complemented by the objectives of the products and services allocated to the 3D PRINT’IN project. Then, a study was carried out on 3D printing technologies, focusing on those that use polymeric raw material, to gain more knowledge about what existed in the market. This study was more detailed concerning 3D printing with FFF technology in particular on how to design parts in 3D printing in CAD and Software Slicer. After the knowledge obtained and brainstorming with the elements of the innovation department, eight products were selected to be developed with commercial potential and promising in the fulfillment of the previously defined requirements related to the minimum time, minimum cost and to present a personalization area. After the completion of this task, commercial disclosure of these products and the 3D printing gifts service was carried out, together with an internal compendium for the operationalization of the 3D printing offer service method. Besides, another product (sunglasses frame) was developed entirely in 3D printing, to meet the defined requirements and the respective mechanical tests and more detailed dimensional and functional analysis. The results obtained, even though they may be the target of future iterations, enabled the demonstration of the possibility of making commercial gifts in 3D printing. With the results obtained, this document aims to contribute to the discussion of the potential of 3D printing and its insertion in commercial contexts such as the advertising gifts sector.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30578
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Maria_Vieira.pdf12.86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.