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dc.contributor.advisorDaniel, Ana Isabel Diaspt_PT
dc.contributor.advisorMoreira, António Carrizopt_PT
dc.contributor.authorPinheiro, Paula Sofia Neta Vasconcelospt_PT
dc.date.accessioned2021-01-29T22:04:49Z-
dc.date.issued2019-07-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/30419-
dc.description.abstractMarket orientation has been presented as an important predictor of business performance. However, it is presumed to contribute to long-term success, both in commercial and nonprofit enterprises. Similarly, entrepreneurship orientation is a concept that has been widely applied to business firms but has not been empirically tested in social enterprises. Moreover, the literature does not present a widely accepted and tested conceptual model relating entrepreneurship orientation, market orientation and performance, in the realm of social enterprises. In order to fill this gap, this research assesses how these strategic orientations affect social and economic performance in the setting of social enterprises. Structural equation modelling was used as a means to analyze the hypothesized relationships. After testing the model on a sample of 805 Portuguese social enterprises, the findings show that both social entrepreneurship and market orientations significantly impact social performance. The results also indicate that market orientation mediates the effect of entrepreneurial orientation on the performance of social enterprises.pt_PT
dc.description.abstractA Orientação para o Mercado é um preditor importante do desempenho das empresas. No entanto, presume-se que contribua para o sucesso a longo prazo, tanto das empresas comerciais como das sem fins lucrativos. Igualmente, a orientação para o empreendedorismo é um conceito que tem sido amplamente aplicado às empresas, mas não tem sido empiricamente testado em empresas sociais. Mais a mais, a literatura não apresenta um modelo conceptual amplamente aceite e testado relacionando a orientação para o empreendedorismo, a orientação para o mercado e a performance, na realidade das empresas sociais. A fim de preencher esta lacuna, esta investigação avalia como essas orientações estratégicas afetam o desempenho social e económico no contexto das empresas sociais. A modelagem de equações estruturais foi utilizada como meio de analisar as relações que servem de base às hipóteses propostas. Depois de testar o modelo numa amostra de 805 empresas sociais portuguesas, os resultados mostram que ambas, a orientação para o empreendedorismo e para o mercado, afetam significativamente o desempenho das empresas sociais. Os resultados também indicam que a orientação para o mercado medeia o efeito da orientação empreendedora no desempenho das empresas sociais.pt_PT
dc.language.isoengpt_PT
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEntrepreneurial orientationpt_PT
dc.subjectMarketing orientationpt_PT
dc.subjectSocial enterprise performancept_PT
dc.subjectConceptual modelpt_PT
dc.titleThe role of market orientation on the performance of social enterprisespt_PT
dc.title.alternativeO papel da orientação para o mercado no desempenho das empresas sociaispt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2021-08-02-
dc.identifier.tid101587406-
dc.description.doctoralPrograma Doutoral em Marketing e Estratégiapt_PT
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UA - Teses de doutoramento

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