Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30398
Title: Criação de um parque infantil para a empresa Soinca
Author: Silva, Pedro Gabriel Albuquerque e
Advisor: Noronha, Eduardo Jorge Henriques
Valente, Robertt Angelo Fontes
Keywords: Crianças
Ludicidade
Parques infantis
Soinca
Design de produto
Defense Date: 30-Oct-2019
Abstract: Esta proposta de dissertação pretende defender uma alternativa ao desenho formal e concetual dos parques infantis, visando a criação de uma estrutura de ludicidade destinada a crianças dos três aos dez anos de idade e para instalação em locais arquitetonicamente sofisticados e cuidados, ao abrigo do protocolo estabelecido entre a UA e a Soinca. Começando por dar um enfoque no enquadramento teórico com o estudo da ludicidade e do comportamento das crianças, a primeira parte da dissertação, também, estuda o aparecimento dos parques infantis e verifica que a implementação, em Portugal, se iniciou na década de 30, estando, estes, essencialmente vocacionados para equipar espaços de recreio de escolas primárias e jardins públicos. O desenho destas estruturas não sofreu fortes alterações até hoje, em parte, e segundo a administração da Soinca, devido a um aumento exponencial da legislação em vigor que “obriga a que todos os parques infantis tenham um aspeto idêntico”. Com o Estado da Arte, teve-se uma melhor noção acerca do que se produz e se vende a três níveis: nacional, ibérico e internacional, e percebeu-se que, grande parte destes equipamentos, recorrem a perfis metálicos tubulares ou vigas em madeira maciça. O seu revestimento explora a utilização de painéis fenólicos multicoloridos e as principais atividades resultam da interação com superfícies orgânicas construídas em fibra de vidro. Na segunda parte, atenta-se aos requisitos das leis portuguesas e às normas europeias e dá-se início à conceção do parque infantil. Aqui, aferem-se fatores como a importância do design na economia ou a estimulação sensorial e apresenta-se uma alternativa ao paradigma atual na perspetiva de se fomentarem, também, melhores condições para os acompanhantes das crianças. Criaram-se zonas de ensombramento, bancos e mesas onde é possível a várias gerações descansarem e conviverem e pretende-se que as crianças interajam com novas texturas e odores num ambiente sereno e organizado que exige o esforço físico adequado para se ultrapassarem desafios. Foram realizados vários modelos CAD 3D com vista a se facilitarem as simulações de resistência mecânica, a análise do transporte, montagem e instalação do parque e a criação de ambientes. Este projeto pretende não só, responder às necessidades das crianças de hoje como também, as dos seus acompanhantes.
This dissertation proposal aims to defend an alternative to the formal and conceptual design of playgrounds, entending to create a playful structure designed for children from three to ten years old and for installation in architecturally sophisticated and cared place, under the protocol established between the UA and Soinca. Starting by focusing on the theoretical framework with the study of children’s playfulness and behavior, the first part of the dissertation also studies the birth of playgrounds and notes that the implementation in Portugal began in the 1930s. These are essentially geared to equip primary school playgrounds and public gardens. The design of these structures has not undergone major changes to date, in part, and according to Soinca’s administration, due to an exponential increase in existing legislation that “obliges all playgrounds to look the same”. A deep investigation allowed us to have a better understanding of what is produced and sold at three levels: national, Iberian and international, and it was noticed that most of these equipments use tubular metal profiles or wooden beams. Its coating exploits the use of multicolored phenolic panels and the main activities result from the interaction with organic surfaces made of fiberglass. In the second part, attention is paid to the requirements of Portuguese laws and European standards and the design of the playground begins. Factors such as the importance of design in the economy or sensory stimulation are presented here, and an alternative to the current paradigm is presented with a view to creating better conditions for children’s caregivers. Shade zones, benches and tables have been created where it is possible for several generations to rest and socialize and it is intended that children interact with new textures and smells in a serene and organized environment that requires the right effort to overcome challenges. Several 3D CAD models were made in order to facilitate the mechanical resistance simulations, the analysis of the transportation, assembly and installation of the park and the creation of environments. This project aims not only to meet the needs of today’s children, but also their caregivers.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30398
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Pedro_Gabriel_Albuquerque_Silva.pdf17.61 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.