Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30247
Title: Da herança à criação: o Magnificat nos 400 anos da morte de D. Pedro de Cristo
Author: Almeida, Nuno Miguel Moreira Pinto de
Advisor: Negreiros, Vasco Manuel Paiva de Abreu Trigo de
Keywords: Magnificat
Música sacra
Polifonia portuguesa
Pedro de Cristo
Compositores contemporâneos
Defense Date: 2018
Abstract: O presente Relatório de Projecto pretende dar a conhecer todo o processo de montagem e execução concretizados pelo mestrando no projecto intitulado Da herança à criação. Numa primeira fase, apresenta-se o elemento de confluência do projecto: o texto Magnificat. No que concerne à herança, transcrevem-se e analisam-se quatro Magnificat característicos da Polifonia Portuguesa concebidos nos tons quarto, quinto, sexto e oitavo tons. Atribuídos a Pedro de Cristo, estes exemplares podem ser consultados na Biblioteca Geral de Coimbra. Estabelecendo um diálogo harmonioso e por forma a enriquecer o património da Música Sacra, quatro compositores contemporâneos – Eugénio Amorim, Fernando C. Lapa, João Santos e Paulo Banaco – criaram generosamente os Magnificat sobre os restantes tons (primeiro, segundo, terceiro e sétimo). No ano em que se faz memória dos 400 anos da morte do compositor renascentista, marca-se esta efeméride com a realização de um concerto e, posteriormente, a edição e publicação deste conjunto de oito Magnificat, compostos a partir dos oito tons de recitação.
This project report intends to make known the entire assembly and execution process concretized by the master's degree in the project titled “Da herança à criação” - From inheritance to creation. In a first phase, the project's confluence element is presented: the text Magnificat. As far as the inheritance is concerned, four Magnificat characteristics of the portuguese polyphony are transcribed and analyzed in the fourth, fifth, sixth and eighth tones. Attributed to Pedro de Cristo, these copies can be consulted in the General Library of Coimbra. Establishing a harmonious dialogue and in order to enrich the heritage of Sacred Music, four contemporary composers - Eugénio Amorim, Fernando C. Lapa, João Santos and Paulo Banaco - generously created the Magnificat on the other tones (first, second, third and seventh). In the 400th year the anniversary of the death of the renaissance composer, this event is marked with the performance of a concert and later the edition and publication of this set of eight Magnificat, composed from the eight tones of recitation.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30247
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Nuno_Miguel_Moreira_Pinto_de_Almeida.pdf42.55 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.