Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29803
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCabrita, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorAlmeida, Rita Sofia Andrade dept_PT
dc.date.accessioned2020-11-13T13:52:30Z-
dc.date.available2020-11-13T13:52:30Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29803-
dc.description.abstractLiteratura vária refere que os alunos tendem a memorizar os algoritmos convencionais das operações aritméticas sem o seu devido entendimento. E que raramente se exploram os diversos significados das operações. Por outro lado, descura-se as etapas e estratégias da resolução de problemas e a importância dos materiais didáticos nesse processo. Como se constataram várias destas situações in loco, concebeu-se uma criteriosa sequência didática centrada na modelação da multiplicação, corporizada em problemas que evidenciam diferentes significados dessa operação, que destaca as diferentes fases e estratégias de resolução de problemas e atende ao papel dos materiais manipuláveis. E definiu-se como objetivo do estudo compreender em que medida é que a implementação de tal sequência didática contribuiu para uma mais sólida e significativa compreensão e modelação da multiplicação, e uma maior atenção às fases de resolução de problemas. E, também compreender qual o papel dos materiais nesse processo. O estudo de caso qualitativo centrou-se em 3 alunos do 2.º ano de escolaridade, tendo sido usada a observação direta e participante, documentos produzidos pelos alunos e a inquirição por focus group e entrevista como técnicas de recolha de dados. A análise de conteúdo dos dados recolhidos permitiu concluir que a sequência didática teve um contributo positivo na compreensão da multiplicação e respetiva modelação e no desenvolvimento da resolução de problemas. E que os materiais manipuláveis foram essencialmente usados para a apoiar na identificação da estratégia a usar na resolução de problemas que se afiguraram mais difíceis, favorecendo a motivação para a aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractMany authors state that students memorize conventional algorithms without properly understanding them, and that the true meanings of operations are rarely explored. Moreover, the steps and strategies of problem solving and the importance of teaching materials in this process is often neglected. Since these type of situations were frequently observed in loco, a judicious didactic sequence focused on the multiplication modelling was conceived, embodied in problems that show different meanings of that operation, which highlights the different phases and strategies of problem solving and that meets the manipulable materials’ role. This study’s objective was to understand the extent to which the implementation of such didactic sequence contributed to a more solid and meaningful understanding and modelling of multiplication, and to a greater attention to problem solving phases. As well as understanding the role of the materials in this process. This Qualitative Case Study was focused on three students from the 2nd Grade. Direct and participant observation, documents produced by those students and focus group and interview inquiry were used as data collection techniques. Content analysis of the collected data showed that the didactic sequence had a positive impact in the understanding of multiplication, its modelling and in the development of problem solving skils. We also observed that the manipulable materials were essentially used to help identifying the strategy to be used in solving more difficult problems, increasing the students’ motivation for learning.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMultiplicaçãopt_PT
dc.subjectModelação da multiplicaçãopt_PT
dc.subjectTarefaspt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectMateriais manipuláveispt_PT
dc.subjectEnsino exploratóriopt_PT
dc.subjectAprendizagem ativapt_PT
dc.titleModelação da multiplicação: um estudo caso no 2º ano de escolaridadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Rita_Almeida.pdf2.97 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.