Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/29746
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLousada, Marisa Lobopt_PT
dc.contributor.advisorMelo, Elsapt_PT
dc.contributor.authorSilva, Margarida Ramalheira Lemos Fernandes dapt_PT
dc.date.accessioned2020-11-10T11:46:57Z-
dc.date.available2020-11-10T11:46:57Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29746-
dc.description.abstractO termo Late Talkers (LT) é usado no campo científico do desenvolvimento de linguagem atípico, descrevendo “crianças com emergência tardia da linguagem”, com idade compreendida entre 1835 meses, que adquirem linguagem a um ritmo lento, relativamente aos seus pares. Esta condição deve ser identificada precocemente, uma vez que constitui, muitas vezes, um primeiro sinal de uma perturbação persistente. Os educadores de infância têm um papel essencial na identificação de crianças LT. Focando-se na faixa etária dos 24-30 meses, este estudo tem como objetivos: (1) avaliar o conhecimento de Educadores de Infância sobre o conceito de LT; (2) conhecer as suas necessidades e dificuldades na identificação de LT; (3) conhecer a sua experiência de encaminhamento de crianças, para Terapia da Fala; (4) construir um guião de avaliação para avaliação de linguagem; (5) identificar LT. Assim, numa primeira fase, obteve-se a opinião das educadoras de infância de duas IPSS’s do distrito de Aveiro, através do preenchimento de um questionário sobre as necessidades e dificuldades sentidas na avaliação da linguagem das crianças em contexto de creche. Passada essa fase, desenvolveu-se um guião de avaliação de linguagem, baseado nas dificuldades e necessidades reportadas pelas educadoras, com vista ao despiste precoce dos LT. Foi realizada uma formação com as educadoras, para apresentar o guião de avaliação desenvolvido. Numa última fase, as educadoras procederam à implementação do guião. Os resultados deste estudo mostram que as educadoras de infância tinham dificuldades na identificação de LT e no encaminhamento de crianças para avaliação em Terapia da Fala. Após a formação e utilização do guião, as educadoras de infância identificaram 31.58% (n=6) de crianças LT nas duas instituições. O Terapeuta da Fala pode desempenhar um papel essencial na formação de Educadores de Infância que trabalham em contexto de creche para uma identificação precoce de crianças LTpt_PT
dc.description.abstractThe term Late Talkers (LT) is used on the scientific field of the atypical language development, describing “children with late language emergence”, with age between 18-35 months, that acquire language slowly, comparing with their peers. This condition should be identified early, because it constitutes, often, a first sign of persistent disorder. the childhood educators have an essential role on the identification of children LT. Focusing on the stage of 24-30 months, this study aims to: (1) evaluate the knowledge of the childhood educators about LT; (2) know the needs and difficulties on the identification of LT; (3) know the children’s referral experience for Speech Language Therapy; (4) develop a language assessment guide to assess children; (5) identify LT. Therefore, in a first phase, we obtained the childhood educators’ opinion from two social institutions in Aveiro District, by answering a questionnaire about needs and difficulties felt in language assessment on nursery. After this phase, a language guide was developed, based on the difficulties and needs reported by educators, to identify LT. A training for the educators was done, to present the assessment guide developed. On the last phase, the educators implement the language assessment guide. The results of this study show that childhood educators have difficulties on the identification of LT and on referencing children for Speech Language Therapy. After the training and implementation of the language assessment guide, the childhood educators identified 31.58% (n=6) of LT, on two institutions. The Speech Language Pathologist could perform an essential role forming Childhood Educators that work on nursery, to identify early LT.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLate talkerspt_PT
dc.subjectPerturbação de linguagempt_PT
dc.subjectEmergência tardia de linguagempt_PT
dc.subjectTerapia da falapt_PT
dc.titleLate Talkers em contexto de crechept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Terapia da Falapt_PT
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Documento Margarida_Silva.pdf1.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.