Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29734
Title: Visitas de estudo a centros de ciência: práticas de professores e aprendizagens dos alunos
Author: Souza, Vanessa Martins de
Advisor: Bonifácio, Vitor Hugo da Rosa
Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Keywords: Educação em ciências
Ensino e aprendizagem em ciências
Contextos de educação formal e não formal
Visitas de estudo
Centros de ciência
1.º Ciclo do Ensino Básico
Defense Date: 8-Sep-2020
Abstract: Organizações internacionais e investigadores em educação em ciência destacam a relevância da articulação entre a educação formal, não formal e informal, desde os primeiros anos escolares, como componente essencial para a aprendizagem ao longo da vida de todos os indivíduos. Entre os contextos de educação não formal, os centros de ciência constituem recursos educativos de promoção da literacia científica dos seus visitantes, os quais são, na sua maioria, crianças em idade escolar. De modo a organizarem experiências de aprendizagem relevantes para os alunos, os professores devem estar preparados para a utilização e exploração destes espaços, integrando a visita no currículo escolar e no trabalho realizado em sala de aula. Este estudo teve por objetivo identificar e caracterizar práticas de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico [CEB] em contexto de visitas de estudo a um centro de ciência e analisar a relação entre as práticas de professores e as aprendizagens dos alunos. A investigação, de natureza qualitativa, foi desenvolvida em duas etapas de recolha de dados: a primeira etapa consistiu no acompanhamento sistemático de cinco casos de estudo constituídos por cinco visitas de estudo a um centro de ciência, antes, durante e depois da visita. A segunda etapa abarcou o regresso aos casos de estudo, nas escolas passados seis meses, para aferir as aprendizagens manifestadas pelos alunos acerca do tema envolvido, auscultar os professores e identificar possíveis desdobramentos da visita de estudo dentro e fora da sala de aula. Os dados foram recolhidos com recurso a técnicas de observação, inquéritos (por entrevista e por questionário) e compilação documental. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas de análise de conteúdo e de estatística descritiva. A análise suportou a: i) caracterização das práticas de professores na planificação, preparação, realização e extensão de uma visita de estudo a um centro de ciência; ii) avaliação das aprendizagens dos alunos no contexto das visitas ao centro de ciência, em três momentos distintos (antes, imediatamente depois e seis meses após a visita); e iii) avaliação, numa visão holística, da relação entre as práticas de professores e as aprendizagens dos alunos Os resultados obtidos indicam que as práticas dos professores na planificação, preparação, realização e extensão das visitas de estudo, bem como de articulação entre as atividades desenvolvidas em sala de aula e as desenvolvidas no centro de ciência, influenciaram de forma positiva os resultados das aprendizagens apresentados pelos alunos, em especial, quando foram realizadas atividades de continuidade, mesmo que de forma pontual no período de acompanhamento dos seis meses após a visita. Esta investigação contribuiu para a compreensão dos efeitos das práticas dos professores nas aprendizagens dos alunos em contexto de visitas de estudo a centros de ciência, concluindo-se que: uma visita de estudo deve ser abordada em diferentes momentos do ano letivo; e devem-se articular as atividades e aprendizagens dos alunos no desenvolvimento das fases antes, durante e depois da visita. Acrescenta-se que este estudo enfatiza a necessidade de inserção de práticas e orientações para o desenvolvimento de atividades em contexto de educação não formal e informal nos programas de formação inicial e contínua de professores.
International organisations and science education researchers highlight the relevance of the articulation between formal, non-formal and informal education, from the very first school years, as an essential component of lifelong learning. Among contexts of non-formal education, science centres represent educational resources for the promotion of the visitors’ scientific literacy, school visitors constituting the main part of their audience. In order to organise learning experiences relevant for students, teachers should be prepared for the use and exploration of such spaces, integrating the visit into the school curriculum and within works developed in the classroom. The objective of this study was to identify and characterise practices of primary school (from the 1st to the 4th grades, ages 6-9) teachers within school visits to one science centre as well as to analyse the relationship between teacher practices and student learning. We developed our qualitative research study in two steps. The first step consisted in the systematic monitoring of five case studies represented by five school visits to one science centre, namely the development of the before, during and after the visit. The second step entailed the return to the case studies, six months after the visit in the respective schools, to assess the students’ learning about the topic involved, interview teachers and identify possible consequences of the study visit within and outside of the classroom. We collected data through a diversity of techniques: observation, interview, questionnaire and document collection. Content and descriptive statistical analyses were performed, providing the: i) characterisation of teacher practices in the planning, preparation, realisation and follow-up of a school visit to a science centre; ii) assessment of the students’ learning within visits to the science centre in three different moments (before and after the visit and six months after the visit); and iii) evaluation, from a holistic perspective, of the relationship between teacher practices and student learning. Results show that teacher practices for the planning, preparation, realisation and continuation of school visits as well as of the articulation between the activities developed in class and those in the science centre had an positively influence in the results of the students’ learning, especially when follow-up activities had been performed, even if in an occasional way during the six month monitoring after the visit. This research contributed to the understanding of the effects of teacher practices in the student learning within school visits to science centres, concluding that: the approach to a school visit in different moments of the school year seems to be crucial as well as the articulation of activities and learning process within the development of the before, during and after stages. Furthermore, this study reinforces the need for including practices and orientation for the development of non-formal and informal educational activities in pre-service and in-service teacher education.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29734
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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