Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29713
Title: Atividades de tipo Content and Language Integrated Learning na aula de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico: perceções dos alunos
Author: Silva, Juliana Marques da
Advisor: Simões, Ana Raquel
Keywords: Atividades de tipo CLIL
Inglês
Ensino básico
Educação plural
Multiliteracia
Perfil do aluno
Perceções do aluno
Defense Date: 17-Dec-2019
Abstract: O nosso estudo decorre de um projeto de Investigação-Ação desenvolvido no ano letivo de 2017-2018, numa turma do terceiro ano de escolaridade, no contexto da aula de inglês, e visou compreender de que forma a implementação de Atividades de Tipo CLIL em sala de aula se repercute nas perceções dos alunos, ou seja, qual a contribuição de atividades de tipo CLIL no despertar do gosto pela língua inglesa e pela aula de inglês e quais os contributos que os envolvidos neste processo equacionam advir desta tipologia de atividades nos domínios do saber (knowledge), saber-fazer (skills) e saber-ser (attitudes). Os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário aplicados aos participantes do nosso estudo, observações diretas, videogravações e focus group. O tratamento destes dados baseou-se numa metodologia qualitativa, centrada da análise de conteúdo e nas categorias definidas a partir dos dados recolhidos. Os resultados mostram que os alunos parecem estar cientes da importância e da utilidade de atividades do tipo CLIL para a aquisição de vocabulário específico e para o desenvolvimento da sua literacia científica e numérica. Também mencionam a motivação e entusiasmo que as atividades promoveram no seu processo de aprendizagem, reconhecem a importância do conhecimento do inglês, em particular, e de outras línguas, no geral, para poderem comunicar com pessoas de outros países. Numa ótica de abertura ao Outro, mostram vontade em contactar com outras línguas, por eles enumeradas.
Our study is based on an action-research project developed during 2017-2018 school year, within a third grade class of primary education, in the context of the English class, and aimed to understand how the implementation of CLIL Activities in the classroom has repercussions on students' perceptions. In other words, what is the contribution of CLIL type activities in the awakening of the taste for the English language and the English class and what are the contributions that those involved in this process equate to coming from this typology of activities in the domains of knowledge. (skills) and know-how (attitudes). Data were collected through questionnaire surveys, direct observations, video recordings and focus group. The treatment of these data was based on a qualitative methodology, focused on content analysis and on categories defined from the collected data. The results show that students seem to be aware of the importance and usefulness of CLIL activities for the acquisition of specific vocabulary and for the development of scientific and numerical literacy. They also mention the motivation and enthusiasm that the activities promoted in their learning process and recognize the importance of knowing English and other languages to communicate with people from other countries. From the perspective of openness to the Other, they wish to contact with other languages, listed by them.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29713
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Juliana_Silva.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.