Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29625
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Paula Ângela Coelho Henriques dospt_PT
dc.contributor.authorMonte, Maria Daniela Gonçalvespt_PT
dc.date.accessioned2020-10-29T09:49:31Z-
dc.date.available2020-10-29T09:49:31Z-
dc.date.issued2019-03-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29625-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge no âmbito do Seminário de Orientação Educacional (SOE) que, com a Prática Pedagógica Supervisionada (PPS), constitui a componente de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Aveiro. O SOE, particularmente, propõe-se criar um espaço de problematização da realidade pedagógica, através de abordagens investigativas e desenvolvimento de projetos atinentes com as necessidades identificadas e recursos disponíveis. Assim, após uma observação criteriosa do contexto, e de termos identificado uma elevada competitividade entre as crianças, objetivámos promover as interações positivas e a entreajuda no seu quotidiano, elevando simultaneamente os respetivos níveis de Bem-Estar Emocional (BEE) e Implicação (I), “barómetros” da nossa intervenção pedagógica, situada numa Abordagem Experiencial em Educação (EDEX). Assim, a principal finalidade deste relatório é apresentar a análise reflexiva que procurámos realizar ao longo da PES, em torno destas dimensões e variáveis. Centrando-nos sempre na criança e atendendo à sua perspetiva, desenvolvemos atividades promotoras de aprendizagem cooperativa, considerando as suas necessidades e interesses, durante as quais observámos e recolhemos dados acerca dos níveis de BEE e I que apresentavam. Foi possível verificar que as atividades promoveram elevados níveis em ambas as dimensões, e que este fator favoreceu a existência de um clima de grupo mais benéfico ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, em especial ao desenvolvimento pessoal e social. Durante este percurso, também nós crescemos pessoal e profissionalmente, guardando toda a herança que “pequenas grandes” crianças nos transmitiram…pt_PT
dc.description.abstractThis internship report is part of the Educational Orientation Seminar (SOE), which, with Supervised Pedagogical Practice (PPS), constitutes the Supervised Teaching Practice (PES) component of the Master's Degree in Pre-School Education and 1st. Cycle Teaching at the University of Aveiro. SOE, in particular, proposes to create a space of problematization of the pedagogical reality, through investigative approaches and development of projects contingent with identified needs and available resources. Thus, through a criterious observation of the context and a high level of competitiveness among children, we aimed to promote positive interactions and mutual aid in their daily lives, while raising their levels of Emotional Wellbeing (BEE) and Implication (I), both "barometers" of our pedagogical intervention, framed within the Experiential Approach to Education (EDEX). Thus, the main purpose of this report is to present the reflexive analysis that we’ve been developing along the PES process, around these dimensions and variables. By always focusing on the child and taking into account his’ / her’s perspective, we developed activities that promote cooperative learning, considering their needs and interests, during which we observed and collected data about the BEE and I levels they presented. It was possible to verify that the activities promoted high levels of both dimensions, and that this factor favored the existence of a group climate more beneficial to the development and learning of children, especially personal and social development. During this journey, we also grew personally and professionally, guarding all the inheritance that "little big" children transmitted to us ...pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectQualidade em educação de infânciapt_PT
dc.subjectBem-estar emocionalpt_PT
dc.subjectImplicaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_PT
dc.titleContributos para uma educação de infância de qualidade baseada na aprendizagem cooperativapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Daniela_Monte.pdf4.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.